Merck protocola Relatório Final de Recall: Cordaptive
19.05.2014 - 14:09
A Merck Sharp Dohme Farmacêutica LTDA informa que até 25/03/2014 foram recolhidas 5784 caixas do medicamento Cordaptive, conforme a distribuição pelos diferentes estados da Federação:
Amazonas: 54
Bahia: 69
Ceará: 797
Distrito Federal: 763
Espírito Santo: 616
Goiás: 320
Maranhão: 64
Mato Grosso do Sul: 11
Minas Gerais: 360
Pará: 177
Paraíba: 8
Paraná: 106
Pernambuco: 218
Piauí: 13
Rio de Janeiro: 67
Rio Grande do Norte: 25
Rio Grande do Sul: 290
Santa Catarina: 155
São Paulo: 1671
Conforme informado quando da comunicação da realização do Recall, o medicamento não foi retirado do mercado por ser defeituoso, mas por ter sido constatado que a redução de efeitos adversos associados ao tratamento com estatina (principal indicaçãoterapêutica da droga) não foi estatisticamente significativa.
Por esse motivo, os órgãos reguladores da União Européia, Leste Europeu, Oriente Médio e África, além de sete países na região da Ásia Pacífico e 10 países na América Latina, não exigiram que o Cordaptive fosse retirado dos pacientes que haviam adquirido o produto, mas apenas do ponto de venda.
Por tudo isso, a MSD entende que, somadas as unidades recolhidas do produto às unidades recolhidas do produto às unidades que venceram logo após o início da campanha de recall e àquelasque já haviam sido consumidas pelos pacientes ou mesmo continuaram a ser utilizadas por orientação dos médicos responsáveis, o percentual de recolhimento indica que já não existam mais produtos a serem recolhidos no mercado.
Assim, tendo em vista que expirou em fevereiro/2014 a validade dos três últimos lotes do produto que haviam sido colocados no mercado, a MSD comunica o fim da campanha de chamamento, mas informa que mesmo com o encerramento da campanha continuará a atender eventuais pedidos de devolução que porventura sejam realizados pelos consumidores.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.