Recall: Veículos Peugeout, modelos 308 e 408
22.05.2014 - 09:38
O Procon-RJ informa que a Peugeout Citroen do Brasil, inicia campanha de recall para efetuar a substituição da calibração do módulo de controle do motor, modelo 308 fabricados 18 de abril 2013 a 05 de setembro de 2013 e o modelo 408 fabricados 18 de abril de 2013 a 21 de agosto de 2013, motores 2.0 flex fuel e câmbio automático de 6 marchas.
Segundo informações da empresa, a campanha de chamamento, com início em 21 de fevereiro de 2014, abrange 525 (quinhentos e vinte e cinco) veículos colocados no mercado, com numeração de chassi EG000080 a EG035923 para os modelos 308 e EG000076 a EG032753 para os modelos 408.
Distribuidos pelos seguintes estados da federação:
Modelo 308
Parana - 01 veículo
Rio de Janeiro - 05 veículos
Santa Catarina - 01 veículo
São Paulo - 363 veículos
Modelo 408
Amazonas - 02 veículos
Bahia - 03 veículos
Ceará - 02 veículos
Distrito Federal - 01 veículo
Goias - 02 veículos
Minas Gerais - 11 veículos
Pará - 01 veículo
Paraiba - 01 veículo
Pernambuco - 01 veículo
Paraná - 13 veículos
Rio de Janeiro - 08 veículos
Rio Grande do Sul - 11 veículos
Santa Catarina - 08 veículos
Sergipe - 03 veículos
São Paulo - 87 veículos
Tocantins - 01 veículo
Em relação ao defeito contatado, a empresa informou que "A inadequada calibração do módulo de controle do motor poderá ocasionar geração de vácuo insuficiente para o adequado funcionamento do sistema de freios, até que o motor atinja a temperatura de 30°C, com endurecimento do pedal de freio, exigindo do condutor a aplicação de força adicional no pedal para realizar a freagem."
Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou que "Essa situação pode impedir a frenagem do veículo, provocando acidentes com risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.
A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes em decorrência do defeito em tela.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.