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CONSUMIDOR / recall

Recall: Veículos Peugeout, modelos 308 e 408

22.05.2014 - 09:38

O Procon-RJ informa que a Peugeout Citroen do Brasil, inicia campanha de recall para efetuar a substituição da calibração do módulo de controle do motor, modelo 308 fabricados 18 de abril 2013 a 05 de setembro de 2013 e o modelo 408 fabricados 18 de abril de 2013 a 21 de agosto de 2013, motores 2.0 flex fuel e câmbio automático de 6 marchas.

Segundo informações da empresa, a campanha de chamamento, com início em 21 de fevereiro de 2014, abrange 525 (quinhentos e vinte e cinco) veículos colocados no mercado, com numeração de chassi EG000080 a EG035923 para os modelos 308 e EG000076 a EG032753 para os modelos 408.

Distribuidos pelos seguintes estados da federação:

Modelo 308

Parana - 01 veículo

Rio de Janeiro - 05 veículos

Santa Catarina - 01 veículo

São Paulo - 363 veículos

 

Modelo 408

Amazonas - 02 veículos

Bahia - 03 veículos

Ceará  - 02 veículos

Distrito Federal - 01 veículo

Goias - 02 veículos

Minas Gerais - 11 veículos

Pará - 01 veículo

Paraiba - 01 veículo

Pernambuco - 01 veículo

Paraná - 13 veículos

Rio de Janeiro  - 08 veículos

Rio Grande do Sul - 11 veículos

Santa Catarina - 08 veículos

Sergipe - 03 veículos

São Paulo - 87 veículos

Tocantins - 01 veículo

Em relação ao defeito contatado, a empresa informou que "A inadequada calibração do módulo de controle do motor poderá ocasionar geração de vácuo insuficiente para o adequado funcionamento do sistema de freios, até que o motor atinja a temperatura de 30°C, com endurecimento do pedal de freio, exigindo do condutor a aplicação de força adicional no pedal para realizar a freagem."

Quanto aos riscos á saúde e á segurança apresentados, sustentou que "Essa situação pode impedir a frenagem do veículo, provocando acidentes com risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.

A empresa informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes em decorrência do defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 
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