Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua Trem do Corcovado pela falta de meia entrada aos estrangeiros

22.05.2014 - 17:18
site_1400790026.26.jpg

O Procon Estadual, subordinado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, deu prosseguimento nesta quinta-feira (22/05) à Operação Camisa 10 para vistoriar lojas e restaurantes no bairro do Cosme Velho, Corcovado e Floresta da Tijuca. Essa ação faz parte da força tarefa montada pelo órgão voltada à Copa do Mundo. O caso que mais chamou a atenção dos agentes ocorreu no Trem do Corcovado, onde a meia entrada é disponibilizada apenas para brasileiros. Idosos e estudantes estrangeiros, por exemplo, são obrigados a pagar o preço inteiro, o que contraria o Estatuto do Idoso e a Lei Estadual 2519, que não fazem distinção de público. Todos os dez estabelecimentos fiscalizados foram autuados e serão multados por diferentes irregularidades.

O Bar da Pracinha, localizado na Praça Afonso Viseu, além de armazenar 10kg e 500g de carne seca e azeitona preta vencidos, e 3kg de mandioca sem informações quanto ao prazo de validade, também foi notificado por manter a cozinha em péssimas condições de limpeza. Os fiscais encontraram ralos abertos com água parada, pisos quebrados e constataram a falta de azulejos nas paredes. O estabelecimento terá 40 dias para sanar os problemas.

Já na Farmácia Cristal, em Laranjeiras, os agentes receberam informações de que, aos domingos, o estabelecimento não conta com a presença de um farmacêutico. O local também foi autuado por não colocar preço em alguns produtos e por não fornecer um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que os clientes possam consultar.

Balanço da Operação Camisa 10:

1 - Donanfa Cochi (Café do Trem): Não fornece cardápio em outras línguas.

2 - Vicatura Artes Souveniers: Mercadorias expostas aos consumidores sem preço.

3 - Peak Dumas Confecções: Mercadorias expostas aos consumidores sem preço.

4 - Hard Rock Café: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o 151. Mercadorias expostas aos consumidores sem preço.

5 - Yogo Fresh: 400g de leite em pó, 300g de power ball e 250g de granola sem especificação. Não fornece cardápio em outras línguas.

6 - Bob’s (Rua Cosme Velho, 433/Laranjeiras): 600g de gotas de chocolate, 1kg de pasta de frango, 400g de cebola crocante, 1kg e 800g de molhos, 2kg de cheddar e 100g de leite em pó vencidos; 2 litros de mistura para sorvete sem especificação.

7 - Farmácia Cristal (Laranjeiras): Conforme informações fornecidas aos fiscais, aos domingos, o estabelecimento não conta com a presença de um farmacêutico. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Mercadorias sem preço.

8 - Bar da Pracinha (Praça Afonso Viseu, 8/Tijuca): 10kg de carne seca e 500g de azeitona preta fatiada vencidos; 3kg de mandioca sem especificação. O estabelecimento foi notificado para sanar as irregularidades no prazo de 40 dias: cozinha suja, ralos abertos com água parada, pisos quebrados e falta de azulejos na parede.

9 - Restaurante Corcovado (Estrada Redentor/Alto da Boa Vista): 15kg de salsicha e 5kg de bacon vencidos.

10 - Trem do Corcovado: Autuado por não fornecer meia entrada para estudantes e idosos estrangeiros, restringindo apenas aos brasileiros, a Lei não faz essa distinção.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10:

Globo News

R7 Notícias

Extra

O Globo

Rádio Tupi
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil