Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual vistoriou centenas de táxis nos aeroportos do Rio de Janeiro

24.06.2014 - 18:32
site_1403645491.54.jpg

Em nova ação da Operação Camisa 10, com foco na Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, vistoriou centenas de táxis em pontos dos dois aeroportos da cidade do Rio: o Santos Dumont e o Tom Jobim (Galeão). A ação aconteceu em função de denúncias recebidas pela autarquia, que não foram confirmadas.

Os taxistas estariam cobrando corridas de acordo com a 'pinta' do passageiro (sem usar taxímetro ou voucher), bem como utilizando bandeira dois em horários que não é permitido, aproveitando-se da ingenuidade do passageiro que vem de fora do estado.

Aliciadores de passageiros nos saguões dos aeroportos – os chamados “jóqueis” – estariam procurando convencer os turistas que taxistas que eles representam cobrariam corridas em valores menores do que constam nas tabelas. Mas as tabelas que eles usam seriam dos txis especiais, cujo valor é mais alto do que ó dos táxis comuns.

Para reduzir as chances de cair em golpes como estes, o Procon Estadual imprimiu a cartilha “Fique Atento!”com orientações sobre o funcionamento dostáxisno Rio de Janeiro e os direitos dos usuários do serviço. A cartilha está sendo distribuída por agentes uniformes da autarquia que estão de plantão nos aeroportos e na Rodoviária Novo Rio nos dias de jogos da Copa. Foram impressos 50 mil exemplares dacartilha, dos quais 10 mil em inglês e 10 mil em espanhol, visando aos turistas estrangeiros.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Camisa 10:

SRZD

Jornal do Brasil

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil