Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual multa Supervia por descarrilamento de trem ocorrido semana passada

21.07.2014 - 08:40
Trem_supervia_1405942821.25.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Procon Estadual, instaurou processo administrativo contra a Supervia nesta sexta-feira (18/07) devido ao descarrilamento ocorrido em um trem na última quarta-feira (16/07), logo após sua saída da estação Central do Brasil. O serviço foi interrompido por 23 minutos e os passageiros tiveram de desembarcar e voltar a pé pelos trilhos cerca de 200m de volta à plataforma. Por este fato, de acordo com a medida, a Supervia será multada em valor ainda a ser estipulado e terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa no Procon-RJ.

Segundo a autarquia, o descarrilamento configura vício de segurança, ferindo normas que definem o que é um serviço adequado, segundo estipulado no § 1° do art. 6° da Lei Federal n° 8.987/1995 e o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, os incisos I e II do art. 14 do CDC estabelecem que é considerado defeituoso o serviço que não oferece ao consumidor a segurança que razoavelmente dele se espera.

O Procon Estadual afirma também que, sob a ótica do art. 17 do CDC, os usuários das demais composições que sofreram atraso devido ao acidente também são consideradas vítimas.

A autarquia lembra que, no dia 10 de março deste ano, houve outro descarrilamento próximo à estação de São Cristóvão, que resultou em passageiros feridos. Na ocasião todos os usuários tiveram de caminhar sobre os trilhos para chegar à plataforma da estação mais próxima sem a assistência de agentes da Supervia. Com isso, são dois descarrilamentos em menos de seis meses. Para a autarquia isso não pode ser encarado como fato atípico.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a multa do Procon-RJ contra a Supervia:

O Globo

Manchete Online

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil