Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua mais nove estacionamentos de shoppings no Rio e em São João de Meriti

23.07.2014 - 08:33
site_1406115173.6.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon),pormeio do Procon Estadual, prosseguiu nesta terça-feira (22/07) com as ações da Operação Estou Por Aqui, que tem o objetivo defiscalizar estacionamentos. Os fiscais vistoriaram nove estacionamentos em grandes shoppings das Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, além do Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. Todos apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados.

Dois tipos de irregularidades foram recorrentes em oito dos nove estacionamentos vistoriados. Uma delas foi a falta de identificador eletrônico de vagas. Ele só foi encontrado no Estacionamento Multipark do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. O outro problemamais frequente foi a ausência de um cartaz em local de visibilidade com os dados da apólice de seguro do estacionamento –número da apólice, nome da seguradora e data de término do seguro – item obrigatório por lei para este tipo de estabelecimento. O único estacionamento que tinha esses dados à vista dos clientes é o Shopping Grande Rio.

Balanço da Operação Estou Por Aqui:

1 – Shopping Grande Rio (Rua Maria Soares Sendas, São João de Meriti): Não há cartaz informando o telefone e o endereço do Procon-RJ. Não há exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não possui identificador eletrônico de vagas. Só há sistema de filmagem em parte do estacionamento.

2– Bangu Shopping (Rua Fonseca, Bangu): Não possui identificador eletrônico de vagas. O sistema de filmagens só guarda as imagens dos veículos por 15 dias, quando deveria ser por 30 dias. Não há placa com informações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Cartaz afirma que o shopping não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, o que é ilegal.

3 – Shopping Jardim Guadalupe (Av. Brasil, Guadalupe): Não há exemplar do CDC.O número de vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência está abaixo do que é determinado pela lei. Não possui identificador eletrônico de vagas. Só há sistema de filmagem em parte do estacionamento. Não há placa com informações sobre a apólice de seguro do estacionamento.

4 – Via Parque Shopping (Av. Ayrton Senna, Barra da Tijuca):Não há cartaz informando o telefone e o endereço do Procon-RJ. Não há exemplar do CDC. Ausência deinformações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Não possui identificador eletrônico de vagas. O número de vagas preferenciais para idosos está abaixo do que é determinado pela lei.

5 – Parque Shopping Sulacap (Av. Marechal Fontenelle, Sulacap): Não possui identificador eletrônico de vagas. Não há placa com informações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Cobrança do consumidor pela perda do ticket. Só há sistema de filmagem em parte do local.

6 – Barra Shopping (Av. das Américas, Barra): Não há placa com informações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Não possui identificador eletrônico de vagas. Não há no documento fiscal do estacionamento o telefone e o endereço do Procon-RJ. Responsáveis pelo estacionamento não apresentaram o total de vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência.

7 – Shopping via Brasil (Rua Itapera, Irajá): Não há cartaz informando o telefone e o endereço do Procon-RJ.Não possui identificador eletrônico de vagas.Ausência deinformações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Cobrança do consumidor pela perda do ticket. Cartaz afirma que o shopping não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, o que é ilegal.

8 -Estapar Estacionamento no Madureira Shopping (Est. Do Portela, Madureira): O número de vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência está abaixo do que é determinado pela lei. Só há sistema de filmagem em parte do local. Cobrança do consumidor pela perda do ticket.Ausência deinformações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Não possui identificador eletrônico de vagas. Cartaz afirma que o shopping não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, o que é ilegal.

9 – Estacionamento Multipark no Shopping Downtown (Av. das Américas, Barra): Só há sistema de filmagem em parte do local. Não há no documento fiscal do estacionamento o telefone e o endereço do Procon-RJ. Só há sistema de filmagem em parte do local. Ausência deinformações sobre a apólice de seguro do estacionamento. Responsáveis pelo estacionamento não apresentaram o total de vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Estou Por Aqui:

G1

G1
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil