Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Consumidores podem acompanhar o Ranking de Reclamações do PROCON-RJ

23.03.2011 - 09:17

23/03/2011 - 09:17

Uma pesquisa recente feita pelo Centro de Justiça e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que 82% dos brasileiros conhecem razoavelmente os seus direitos enquanto consumidores, entretanto 62% não encaminham suas reclamações aos órgãos competentes.

Ainda segundo a pesquisa, o consumidor não acredita que alguns fornecedores de produtos e serviços tenham compromisso e ou capacidade para reverter o problema. Um dos coordenadores da pesquisa o professor de Direito dos Consumidores da FGV Ricardo Morishita, acredita que a população caminha para uma relação de consumo mais sofisticada.

- A defesa do consumidor é uma ferramenta do mercado maduro e deve ser encarada como política de desenvolvimento e sustentabilidade", afirma Morishita.

O subsecretário adjunto dos direitos do consumidor José Bonifácio Novellino acredita que a pesquisa reflete o perfil de alguns consumidores. Mas, garante que as ações de conscientização do PROCON-RJ, podem mudar esses percentuais gradativamente.

- O consumidor deve acreditar sempre que as suas reclamações serão atendidas. Ele é o instrumento que todos os órgãos responsáveis pela defesa do consumidor precisam para colocar em prática a justiça. O consumidor não pode simplesmente trocar o fornecedor. Ele precisa deixar claro para os fornecedores de produtos e serviços, que o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado. O consumidor é o nosso melhor fiscal, conclui Bonifácio.

Neste site, o link com o ranking de reclamações está à disposição para consulta. A listagem contém o número de reclamações fundamentadas, que já foram analisadas e encaminhadas à justiça pelo departamento jurídico do PROCON-RJ.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil