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Procon Estadual autua 26 agências bancárias em Copacabana

25.08.2014 - 18:22
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Copacabana, bairro nobre da Zona Sul com grande concentração de idosos, recebeu fiscais do Procon Estadual, nesta segunda-feira (25/08) para vistoriar agências bancárias em nova etapa da Operação Tio Patinhas. Ao todo, 26 agências - das 28 fiscalizadas - foram autuadas, serão multadas e têm o prazo de 15 dias para solucionar o problema de privacidade nos caixas. Até agora, nas ações da operação realizadas este mês, a autarquia já autuou 106 agências bancárias no total.

Além de não encontrar em nenhuma das agências as divisórias de privacidade obrigatórias pela Lei Estadual4.758/2006, a fiscalização flagrou em cinco agências – duas do Banco Brasil, duas do Santander e uma do Itaú – o desrespeito à Lei Municipal 4.943/2008, que obriga as agências bancárias que possuem portas com dispositivo de travamento eletrônico disponibilizarem guarda-volumes na área que as antecedem.

A Lei Municipal 5.254/2011, que define ocontrole de atendimento por meio de senha,continua a ser desrespeitada, principalmente pelas agências do Banco Itaú. Nove das dez agências que apresentaram essa irregularidade na ação de hoje eram do Itaú.

Os fiscais não encontraram irregularidades em duas agências doHSBC: uma localizada na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 583,e a outra no número 1.246 da mesma via.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Caixa Econômica Federal (Av. Nossa senhora Copacabana, 1424): Apenas seis assentos preferenciais. Ausência da divisória de privacidade.

2 - Caixa Econômica Federal (Av. Nossa Senhora Copacabana, 427): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre o público que transita pela agência. Ausência de assentos prioritários suficientes. Ausência de cartaz informando disponibilidade de instalações sanitárias. Ausência de informação do cartaz de haver cadeira de rodas.

3 - Caixa Econômica Federal (Av. Nossa Senhora Copacabana, 861): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de cartaz informando disponibilidade de instalações sanitárias. Possui assentos preferenciais em número inferior ao legal. Ausência de guarda-volumes.

4 - Caixa Econômica Federal(Rua Almirante Gonçalves, 35): Ausência de divisória de privacidade.Não possui bebedouro. Ausência do cartaz sobre o estabelecimento possuir instalações sanitárias. Possui somente cinco assentos preferenciais.

5 - Bradesco (Av. Nossa Senhora Copacabana, 120): Ausência de divisória de privacidade. Tempo de atendimento de 23 minutos. Ausência de cadeira de rodas.

6 - Bradesco (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1380): Ausência de divisória de privacidade. Atendimento realizado por ordem de chegada.

7 - Bradesco(Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1018): Ausência de divisória de privacidade. Não há cadeira de rodas. Tempo de atendimento de 19 minutos.

8 - Bradesco (Av. N.S. Copacabana 581): Ausência de divisória de privacidade entre caixas e o público que transita pela agência.Não há placa informando presença de cadeira de rodase não há cadeira de rodas na agência.

9 - Santander (Av. N.S. Copacabana, 103): Ausência de divisória de privacidade entre caixas. Sem assentos suficientes para atendimento prioritário. Tempo de atendimento superior ao determinado por lei, perfazendo 36 minutos.

10 - Santander(Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1246): Ausência de divisória de privacidade.Ausência de guarda-volumes. Não há cartaz informando presença de cadeira de rodas.

11 - Santander(Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1099): Ausência de divisória de privacidadeentre os caixas. Ausência de guarda-volumes. O cartaz da lei 5.254 continha ressalva quanto ao tempo de atendimento não contida na lei. (Cliente só poderia exigir o cumprimento do tempo caso não houvesse problemas com o fornecimento de energia, telefonia e transmissão de dados).

12 - Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 599): Ausência de divisória de privacidadeentre os caixas.Não há cartaz informando presença de cadeira de rodas.Não há informação sobre a disponibilidade de instalações sanitárias para uso público.

13 -Santander (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 661): Ausência de divisória de privacidadeentre os caixas.Não há cartaz informando presença de cadeira de rodas.Não há informação sobre a disponibilidade de instalações sanitárias para uso público. Não há cartaz indicativo da lei 5.254/11.Assentos prioritários em número inferior ao legal.

14 – Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1364): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de chamada por senha. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11. Ausência de cadeira de rodas.

15 – Itaú (Av. Atlântica, 4066): Ausência de divisória de privacidade. Sistema de senha desligado. Apenas nove assentos.

16 – Itaú (Rua Belfort Roxo, 146): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha ao atendimento geral e ao atendimento prioritário. Ausência de escala de serviços dos funcionários. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Ausência do cartaz sobre o estabelecimento possuir cadeira de rodas. Ausência do cartaz sobre o estabelecimento possuir instalações sanitárias.

17 - Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 387): Ausência de divisória de privacidade entre caixas e o público que transita pela agência. Sem assentos suficientes para atendimento prioritário. Ausência de cartaz da informação de haver cadeira de rodas e não há cadeira de rodas na agência. Ausência do cartaz sobre o estabelecimento possuir instalações sanitárias. Não utiliza o dispositivo de atendimento por senha numérica.

18 -Itaú (Av. Nossa Senhora Copacabana, 1145): Apenas três assentos prioritários. Ausência de divisória de privacidade entre caixa. Atendimento por ordem de chegada. Ausência do cartaz sobre o estabelecimento possuir instalações sanitárias. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11. Ausência da escala de trabalho.

19 - Itaú(Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1120): Ausência de divisória de privacidade.Não possui cadeira de rodas. Atendimento por ordem de chegada à fila. Apenas nove assentos preferenciais. Não possui guarda-volumes. Não possui senha para atendimento prioritário. Não há informação sobre a disponibilidade de instalações sanitárias, e nem sobre a localização de banheiros e bebedouros. Não possui escala de trabalho dos caixas e demais funcionários. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11.

20 - Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 581): Ausência de divisória de privacidade entre caixas e o público que transita pela agência.Não há placa informando presença de cadeira de rodas.Não há informação sobre a disponibilidade de instalações sanitárias. Sem utilização do dispositivo de atendimento por senha numérica. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11.

21 - Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 921): Apenas doze assentos preferenciais. Ausência de divisória de privacidade. Ausência de guarda-volumes. Ausência de escala de trabalho. Não há informação sobre a disponibilidade de instalações sanitárias. Atende por ordem de chegada.

22 - Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de cadeira de rodas. Apenas cinco assentos prioritários. Atendimento por ordem de chegada. Ausência de guarda-volumes. Atendimento prioritário não é realizado através de senha. Não há escala de funcionários. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11.Não há informações sobre localização de banheiro e bebedouro.

23 –Itaú (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 647): Ausência de divisória de privacidade. Não há placa informando presença de cadeira de rodas.Atendimento por ordem de chegada sem senha. Não há escala de funcionários. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11.Não há informações sobre localização de banheiro e bebedouro.

24–Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1292): Ausência da divisória de privacidade. Banheiro em área restrita. Bebedouro não estava em funcionamento. Ausência de guarda-volumes antecedente a porta giratória para uso dos clientes.

25 –Banco do Brasil (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 264): Ausência de divisória de privacidade. Ausência da escala de trabalho. Não há cartaz indicativo da lei 5254/11. Não há placa informando presença de cadeira de rodas. Sem assentos suficientes para atendimento prioritário, apenas onze. Não apresenta tabela de taxas de serviços.

26 – Banco Brasil(Av. Nossa Senhora Copacabana, 1107): Não possui bebedouro nem banheiro. Ausência de divisória de privacidade. Possui apenas seis assentos preferenciais. Ausência de guarda-volumes.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas:

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