Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

No Dia do Bancário, Procon Estadual autua 17 agências em Vila Isabel e Grajaú

28.08.2014 - 17:10
20140828_132538edt_1409256634.58.jpg

Nesta quinta-feira (28/08), Dia do Bancário, os fiscais do Procon Estadual - ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) - vistoriaram 17 agências dos bairros de Vila Isabel e do Grajaú. Todas foram autuadas, serão multadas,e agora têm prazo de15 dias para solucionar os problema identificados pelos agentes ou serão interditadas.Apenasuma agência das que foram fiscalizadas possui divisória de privacidade no atendimento ao cliente no caixa.Nas ações da Operação Tio Patinhas realizadas este mês, o Procon Estadual já autuou, ao todo, 176 agências bancárias.

Das agências vistoriadas, 11 foram autuadas por desrespeitar o mínimo de quinze assentos para quem está aguardado pelo atendimento. Além disso, apenas quatro agências obedeciam a Lei Estadual 6.503/2013, que obriga os estabelecimentos bancários dotados de porta com detector de metais a disponibilizarem guarda-volumes de forma gratuita a seus clientes e usuários.

As cinco agências do banco Itaú fiscalizadas nesta quinta-feira apresentaram problemas relativos à distribuição de senhas para atendimento.Apenas a agência localizada na Boulevard 28 de Setembro, 293, possuía o controle do atendimento por meio de senha, porém não oferecia senhas prioritárias para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais, como obriga a Lei Municipal n° 5.254/2011. A agência do Bradesco, localizada na Rua Barão de Mesquita, 1079, também não distribuía senhas de atendimento para os clientes.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Itaú (Praça Edmundo Rego, 38): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes no estabelecimento. Número insuficiente de assentos prioritários. No banco há 12 assentos. A lei 5.254/11 não está na íntegra. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de escala de serviço dos funcionários. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha.

2 - Itaú (Boulevard 28 de Setembro,380):Ausência dedivisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência.Ausência deutilização do sistema de atendimento por senha numérica.Ausência deguarda-volumes.Ausência domínimo de 15 assentos prioritários.Ausência decadeira de rodas.Ausência docartaz com informação sobre instalação sanitária aberta ao público.Ausência docartaz da Lei Municipal 5.254/11 em local visível.Ausência decaixa eletrônico adaptável.Assentos emquantidade menor que o quádruplo do número de caixas.

3 - Itaú (Boulevard 28 de Setembro, 293): Ausência de cadeira de rodas e cartaz informativo da mesma. Ausência docartaz com informação sobre instalação sanitária aberta ao público.Ausência de guarda-volumes. Atendimento por ordem de chegada. Apenas 13 assentos preferenciais. Ausência de escala de serviço dos funcionários. Ausência de divisória de privacidade. Ausência de senha prioritária.

4 - Itaú (Boulevard 28 de Setembro,339):Ausência dedivisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência.Ausência deutilização do sistema de atendimento por senha numérica.Ausência deguarda-volumes.Ausência domínimo de 15 assentos prioritários.Ausência decadeira de rodas.Ausência decartaz com informação sobre instalação sanitária aberta ao público.Ausência decartaz da Lei Municipal 5.254/11 em local visível.Ausência decaixa eletrônico adaptável.Assentos emquantidade menor que o quádruplo do número de caixas.

5 - Itaú(Rua Barão de Mesquita, 982): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Ausência de cartaz sobre a Lei Municipal 5.254/11. Ausência de escala de serviços dos funcionários.

6 - Caixa Econômica Federal (Boulevard 28 de Setembro, 36): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade.

7 - Caixa Econômica Federal (Boulevard 28 de Setembro, 264): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Apenas cinco assentos prioritários. Ausência do guarda-volumes. Ausência decartaz com informação sobre instalação sanitária aberta ao público.

8 - CaixaEconômica Federal(Rua Barão de Mesquita, 906): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Banheiro em área restrita e sem informação ao consumidor. Texto da Lei Municipal 5.254/11 não está na íntegra. Ausência de informação que o estabelecimento possui cadeira de rodas.

9 - HSBC (Boulevard 28 de Setembro, 192): Ausência decartaz com informação sobre instalação sanitária aberta ao público.Ausência de escala de trabalho dos demais funcionários.

10 - Santander(Boulevard 28 de Setembro, 295): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Apenas seis assentos preferenciais.

11 - Santander (Boulevard 28 de Setembro, 19): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência do guarda-volumes.Ausência de informação que o estabelecimento possui cadeira de rodas.Ausência de informação sobre escala de trabalho dos caixas e demais funcionários da agência. Apenas 11 assentos preferenciais.

12 - Bradesco (Rua Barão de Mesquita, 950): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público que transita pela agência. Ausência de guarda-volumes no estabelecimento. Número insuficiente de assentos prioritários. Apenas 12 assentos.

13 - Bradesco (Boulevard 28 de Setembro,274): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade. Atendimento por ordem de chegada.

14 - Bradesco(Rua Barão de Mesquita, 1079): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Atendimento realizado por ordem de chegada e não por dispositivo de senha. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de número suficiente de assentos prioritários. Banheiro localizado em área restrita.

15 - Bradesco (Boulevard 28 de Setembro, 338): Ausência de cadeira rodas. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita na agência. Escala incompleta dos funcionários da agência.

16 - Banco Brasil (Boulevard 28 de Setembro,306): Ausência de cartaz da informação de haver cadeira de rodas. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptável. Ausência dos 15 assentos mínimos prioritários. Ausência de cartaz da disponibilidade de instalações sanitárias. Banheiro interditado por vazamento. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita na agência. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários da agência. Ausência de cartaz da lei 5.254/11 em local visível. Ausência de bebedouro. O pagamento não é autenticado no próprio documento, contrariando a Lei Estadual 6.575/13.

17 - Banco do Brasil (Rua Barão de Mesquita -1043): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público.Ausência de informação sobre o banco possuir instalações sanitárias.Ausência de guarda-volumes.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas:

R7

Journal Notícias

O Dia

Band

Manchete Online
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil