Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual atua 12 lojas da Rede Ricardo Eletro

14.10.2014 - 18:55
14-10-2014_Ricardo_eletro._3edt__1413323694.56.jpg

O Procon Estadual iniciou a Operação Linha Branca nesta terça-feira (14/10), cuja finalidade é fiscalizar lojas departamento com foco nos eletroeletrônicos em geral. A primeira ação teve como alvo as filiais da rede Ricardo Eletro. Ao todo, 12 lojas foram vistoriadas e todas receberam autuações e serão multadas.

Nas lojas fiscalizadas os produtos eram expostos à venda com preço da parcela na compra a prazo com mais destaque do que o preço à vista, prática que é contra a lei e induz o consumidor a erro. Em oito dessas lojas os fiscais constataram também a ausência de preço em produtos expostos, o que também contraria a lei.

A loja localizada na Rua Plínio de Oliveira, 69, na Penha, por exemplo, ofertava todas as mercadorias com preços de até 50% de desconto, porém não havia nenhum produto à venda com esse desconto.

Além disso, em seis filiais da Ricardo Eletro os fiscais não encontraram o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, itens obrigatórios por lei.

Apenas três lojas das doze vistoriadas apresentavam o cartaz com o endereço do Procon Estadual e o Disque 151, para que o consumidor possa fazer reclamações por telefone.

Balanço da Operação Linha Branca:

1 - Praça Sans Pena, 05 – Tijuca: Ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta.Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.Ausência de preço nos produtos expostos.

2 - Rua Itapera, 500 – Irajá:Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

3 - Rua Dias da Cruz, 31 – Méier: Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos.

4 - Rua Carvalho de Souza, 246 – Madureira: Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos.

5 - Estrada do Portela,247 – Madureira: Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

6 - Rua Cardoso de Moraes, 173 – Bonsucesso: Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz Disque 151. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

7 - Rua Uruguaiana,118– Centro: Ausência do cartaz Disque 151. Ausência de preço nos produtos expostos. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

8 - Shopping Boulevard Rio – Rua Barão de São Francisco Xavier, 236– Vila Isabel: Ausência de preço nos produtos expostos. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

9 - Rua Uruguaiana, 9– Centro: Ausência de preço nos produtos expostos. Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista.

10 - Rua Plínio de Oliveira, 69 – Penha: Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos. A loja ofertava toda a loja com até 50% de desconto, porém não havia ao menos um produto com tal desconto.Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz Disque 151.

11 – Norte Shopping – Dom Helder Câmara, 5474: Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência de preço nos produtos expostos. Ausência do cartaz Disque 151.

12 - Estrada de Jacarepaguá, 3500 - Jacarepaguá:Produtos expostos com preço da parcela na compra a prazo em fonte superior ao tamanho do preço à vista. Ausência do CDC para consulta.

 

Confira o que siau na mídia sobre a Operação Linha Branca:

Extra
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil