Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita fábrica de água de coco em Vargem Grande

24.10.2014 - 18:31
20141024_142102edt_1414182675.33.jpg

O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira (24/10) a primeira etapa da Operação Gummy, cujo objetivo é fiscalizar os equipamentos, ingredientes de preparação, armazenamento de produtos e as condições de higiene e limpeza de fábricas de sucos e de água de coco com sede no estado. Na vistoria, a fábrica Água de Coco VIP acabou sendo interditada e outra foi autuada, por causa de diversas irregularidades flagradas pelos agentes.

Os fiscais estiveram na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Pequena, onde se localiza a Água de Coco Vip, que não possui nenhum tipo de documento necessário para poder funcionar. Além disso, as condições de higiene do local encontradas pelos fiscais são péssimas, bem como a fábrica não possui sistema adequado de envasamento da água de coco e de rotulagem, tratando-se de um trabalho amador e com risco de contaminação. O rótulo do produto não indicava informações básicas sobre o conteúdo, havendo apenas indicativo do nome da marca.

O outro estabelecimento autuado foi a fábrica dos sucos de fruta Fruttar, em Realengo. Os agentes encontraram extratos e essências para definir o sabor e o aroma dos sucos com o prazo vencido. Os produtos se encontravam misturados a outros que estavam dentro da validade. A produção de água de coco do Hortifruti, na Rua Prof. Álvaro Rodriguez, 355, em Botafogo, e do Super Coco, 110, do Cadeg, estavam regulares.

A fábrica de sucos Green People localizada na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Pequena, também não apresentou irregularidades.

O nome da operação é uma referência aos Ursinhos Gummy, personagens do desenho animado da Disney nos anos 80, conhecidos pelo suco de frutas que produziam e que lhes dava poderes.

Balanço da Operação Gummy:

1 - Fábrica Fruttar (Av. Brasil, 32.001 - Bangu): Essências e extratos que são utilizados para testar aroma, cor e sabor dos sucos - encontrados no laboratório e no freezer - estavam fora do prazo de validade. Essências vencidas desde 25/08/13 misturadas com outras dentro da validade.

2 - Água de Coco VIP (Estrada dos Bandeirantes, 12431 - Vargem Pequena): Condições muito precárias de higiene. Ausência de toda documentação exigida para funcionamento. Produtos armazenados sem qualquer especificação no rótulo, quanto à validade, fabricante, endereço e outros itens obrigatórios de rotulagem, apresentando apenas inscrições "Água de Coco Natural" e a marca VIP. A fábrica foi Interditada.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Gummy:

Extra

O Dia

G1
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil