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Procon Estadual autua nove lojas no Barra Shopping e Norte Shopping na Black Friday

28.11.2014 - 19:57
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Nesta sexta-feira (28/11), em operação de fiscalização da Black Friday, o Procon Estadual, ligado a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, montou um esquema especial de atuação, tanto para vistoriar lojas físicas, como para receber denúncias dos consumidores pela internet e monitorar os preços promocionais nos sites das principais redes de varejo. Fiscais estiveram em lojas do Centro do Rio do Barra Shopping e do Norte Shopping, para coibir a 'maquiagem' de preços (prática de desconto fictício). Das 24 lojas vistoriadas, nove foram autuadas e serão multadas.

Através de reclamações enviadas pelos consumidores ao Disque 151, ao Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) e ao aplicativo para ‘Meu Procon-RJ’ (www.meuprocon.rj.gov.br), a autarquia identificou irregularidades em sites participantes da Black Friday que deverão ser autuados na próxima semana - reclamações enviadas ao Procon Estadual pelas redes sociais também serão avaliadas. Um exemplo das irregularidades encontradas é o do site Netshoes, que induzia o consumidor ao erro quando este clicava em produtos com preço promocionais da Black Friday e era levado a produtos que não estavam na promoção.

A filial das Casas Bahia do Norte Shopping colocou em promoção um fogão por R$199,00, mas não possuía o produto em estoque e não apresentou notas de movimentação que comprovasse a quantidade recebida e vendida do produto. Além disso, os consumidores não eram previamente informados de que sistema de cartão de crédito estava inoperante, só descobrindo o problema na hora do pagamento. O estabelecimento foi autuado e será multado.

Entre as irregularidades verificadas pelos agentes nas lojas, as mais recorrentes foram as seguintes: a ausência do Livro de Reclamações e do cartaz do Disque 151, o destaque maior dado ao preço da parcela em relação ao valor a vista e reclamações anotadas de forma incorreta no Livro de Reclamações.

Lojas que não apresentaram irregularidades: Rua Uruguaiana - Casas Bahia, Ricardo Eletro e Tele Rio. Norte Lojas Americanas, Polishop, Carrefour, Centauro e Fast, no Norte Shopping; Ponto Frio, Casa e Vídeo, Uncle K, Nespresso, no Barra Shopping; Wall Martno Cachambi; Riachuelo e Marisa, na Rua do Ouvidor.

Balanço da Operação:

1 - HP Store (Barra Shopping): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausênciado Livro de Reclamações.

2 - Ponto Frio (Uruguaiana): Auto de constatação. Sistema inoperante impossibilitando as vendas.

3 - Saraiva (Norte Shopping): As reclamações foram registradas no Livro de Reclamações de forma incorreta, não respeitando a numeração das determinadas vias.

4 - Fast Shop (Barra Shopping): Ausênciado Livro de Reclamações.

5 - Tim (Norte Shopping): Tamanho da fonte do valor das parcelas em tamanho superior ao valor total à vista. Produtos expostos à venda com identificação de preço de forma imprecisa.Registro no livro de reclamações apenas na primeira via.

6 - Casas Bahia (Norte Shopping): A empresa veicula oferta de fogão por R$199,00, masnão havia produto em estoque e não foi apresentada movimentação de estoque que comprove quantidade recebida/vendida do produto ofertado. Sem informação sobre o sistema de cartão de crédito inoperante.

7 - Ricardo Eletro (Norte Shopping): Ausência do Livro de Reclamações.

8 - Hering (Norte Shopping): Ausência do Livro de Reclamações.

9 – CVC(Norte Shopping): Ausência de Livro de Reclamações.Ausência de cartaz do Disque 151.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a ação:

RJTV - 2ª Edição

G1

R7

Agência Brasil

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