Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual multará SuperVia por trens viajarem de portas abertas por longos trajetos

14.01.2015 - 19:21
DSC_0174edt_1421270513.03.jpg

Fiscais do Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, investigaram nos últimos dois dias (13 e 14/01) a defesa apresentada pela SuperVia no processo administrativo aberto devido ao atropelamento de um passageiro por um trem em 22 de dezembro na estação de Edson Passos. O passageiro caiu do trem, que viajava com portas abertas. Os fiscais estiveram realizando viagens na hora do rush nos quatro principais ramais dos trens do Rio de Janeiro - Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna - e constataram que eles viajam de portas abertas por várias estações, ao contrário do que a concessionária alegou em sua defesa. Com isso a defesa alegada não foi aceita e a SuperVia será multada.

De acordo com a concessionária, seus trens possuem um sistema de intertravamento de portas, atendendo a uma exigência do Procon Estadual. Caso a abertura das portas seja forçada pelos passageiros, equipes de funcionários seriam acionados para garantir o fechamento delas, de forma que as portas só ficariam abertas, no máximo no intervalo entre duas estações em sequência. Os fiscais do Procon Estadual, porém confirmaram que, no horário de rush, os trens lotados viajam com as portas abertas durante longos intervalos, parando e prosseguindo sem serem fechadas por várias estações.

Outra irregularidade constatada pelos fiscais é o desnível existente entre parte dos trens e as plataformas das estações, dificultando o acesso dos passageiros e colocando-os em risco. Em algumas delas o chão dos vagões está mais alto que as plataformas e em outros o nível está mais baixo. Em outros casos a distância entre o trem e a plataforma também é grande.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a ação:

Extra

O Dia

Brasil Notícia

Band
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil