Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Afrodite se Quiser do Procon Estadual interdita clínica de estética

16.01.2015 - 13:36
IMG-20150115-00440_1421422558.99.jpg

O Procon Estadual iniciou na quinta-feira (15/01) a Operação Afrodite se Quiser, com o objetivo de vistoriar clínicas de estética do Estado do Rio de Janeiro. Os agentes autuaram por diversas irregularidades as oito clínicas das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro fiscalizadas nesta primeira etapa. Uma delas foi interditada por não possuir alvará de funcionamento.

A clínica interditada foi a Espaço Heloisa Rocha, no Norte Shopping. Além da ausência do alvará de funcionamento, requisito para a obtenção do alvará de licença sanitária, os fiscais autuaram a clínica por encontrarem produtos com vencimento expirado (um deles vencido em março de 2014), medicamentos e alimentos armazenados na mesma geladeira, produtos em contato direto com o chão, lixeiras sem pedaleira e pela ausência de lavatório com água corrente em quatro consultórios.

Na Emagrecentro, localizada na Taquara, o procedimento de carboxiterapia – um tratamento para estrias, celulite e gordura localizada – estava sendo realizado por uma enfermeira, o que contraria o Decreto Municipal 23.915 de 2004. De acordo com o decreto, procedimentos invasivos, como depilação a laser e carboxiterapia, só devem ser realizados por médicos.

O decreto também cria normas e procedimentos específicos para a proteção da saúde dos usuários, como a utilização de materiais descartáveis, lixeira com pedal de acionamento com os pés, esterilização de instrumentos e aexistência de lavatório com água corrente no interior do estabelecimento, por exemplo.O consumidor deve estar atento a essas irregularidades e, caso haja dúvida sobre procedimentos executados pelo prestador de serviços escolhido, deve ligar para o telefone 151 do Procon Estadual, pedir orientação e, caso necessário, formalizar sua denúncia.

Balanço da Operação Afrodite se Quiser

1 - Fast Beauty(Torre Norte Shopping): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Lixeira sem acionamento por pedal.Coletor de materiais perfurocortantes em contato direto com o chão. Produto com prazo de validade expirado: 500g de alga gel.

2 - Spavitta(Norte Shopping): Ausência do alvará de licença sanitária. Ausência de tabela de preços dos serviços. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do Cartaz do Disque 151.

3 - Emagrecentro (Est. Do Tindiba,1867 – Taquara): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do alvará de licença sanitária, dado prazo de 15 dias para apresentação. Procedimento de carboxiterapia realizado por enfermeira.

4 - Espaço Heloisa Rocha (Norte Shopping): Geladeira havia medicamentos misturados com produtos alimentícios. Apenas um consultóriocom banheiro e os outros quatro consultórios sem pia. Galões de gelestéticoem contato com chão. Lixeiras sem pedaleira. Vencidos: 150 ml de sabonete líquido, 200 ml de loção facial com camomila, 20 gramas de máscara clareadora, 60 ml de soro, 200 ml de loção seca. Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Estabelecimento interditado por ausência de alvará de funcionamento até demonstração documental junto à autarquia. Ausência do alvará de licença sanitária.

5 - La Belle (Av. Das Américas, 3555 - Barra da Tijuca): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de licença sanitária.

6 - International Beauty (Nova América Shopping): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência de tabela de preços dos serviços.

7 – Emagrecentro(Rua Dagmar da Fonseca, 118 - Madureira): Ausência do Livro de Reclamações.

8 – Onodera (Avenida Rodolfo Amoedo, 121 – Barra da Tijuca): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência de tabela de preços dos serviços. Ausência do alvará de licença sanitária.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Afrodite se Quiser:

Band
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil