Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do Procon Estadual são intimidados na estação de Del Castilho durante fiscalização

16.01.2015 - 13:38
20150114_182826edt_1421422715.99.jpg

Durante a investigação dos trens da SuperVia realizada pelo Procon Estadual na última quarta-feira (14/01) dois fiscais da autarquia foram intimidados por oito pessoas em uma das plataformas da estação de Del Castilho. Ao perceberem que os dois fiscais estavam filmando os trens com seus celulares, o grupo se aproximou perguntando se eles eram policiais e se estavam armados. Membros do grupo revistaram os fiscais em busca de armas e exigiram ver o que eles haviam gravado em seus celulares. Os dois agentes só foram liberados após mostrarem suas credenciais de fiscais do Procon Estadual, comprovando que não eram policiais. Ainda assim o grupo obrigou-os a deixar a estação, mesmo com os dois afirmando que iriam pegar o próximo trem para a Central do Brasil. Devido à falta de segurança apresentada na estação de Del Castilho, o Procon Estadual instalou um processo administrativo contra a Supervia, que deverá ser multada.

Os fiscais estavam na estação de Del Castilho investigando a defesa apresentada pela SuperVia em processo administrativo aberto devido ao atropelamento de um passageiro por um trem, em 22 de dezembro, na estação de Edson Passos. Na ocasião o passageiro atropelado caiu do trem que viajava com portas abertas. Os fiscais realizaram viagens em horários de rush nos quatro principais ramais dos trens do Rio de Janeiro - Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna - e constataram que os trens viajam de portas abertas por várias estações, ao contrário do que a concessionária alegou em sua defesa.

De acordo com a defesa da SuperVia, os trens possuem um sistema de intertravamento de portas, atendendo a uma exigência do Procon Estadual. Caso a abertura das portas seja forçada pelos passageiros, equipes de funcionários seriam acionadas para garantir o fechamento delas, de forma que as portas só ficariam abertas, no máximo, no intervalo entre duas estações em sequência. Os fiscais do Procon Estadual, porém confirmaram que, no horário de rush, os trens lotados viajam com as portas abertas durante longos intervalos, parando e prosseguindo sem serem fechadas por várias estações. Com isso a defesa alegada não foi aceita pela autarquia e a SuperVia também será multada por isso.O valor das multas será calculadoa partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionárianos últimos trêsmeses.

 

Confira o que saiu na mídia:

Agência Brasil

Extra

O Dia

Terra

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil