Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ processa Ampla por problemas de luz e água em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Paquetá

29.01.2015 - 19:02
ampla3_1422567509.39.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, instaurounesta quinta-feira (29/01) processoadministrativocontra a concessionária Ampla Energia e Serviços devido a falha no fornecimento de energia elétrica na última quarta-feira (28/01) anunciada pela mídia. A falha causou a parada do sistema Imunana-Laranjal, responsável pela distribuição de água em Paquetá, no Rio de Janeiro, e nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Além disso, até as 15h desta quinta-feira, diversos bairros das cidades afetadas ainda estavam com falta ou deficiência na distribuição de energia elétrica.

De acordo com a autarquia, esta situação configura vício na continuidade, adequação e eficiência do serviço público, ferido as normas do art. 6° da Lei Federal n° 8987/95, a Lei das Concessões de Serviços Públicos. Além disso, o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que órgãos públicos ou suas concessionárias são obrigados a fornecerem serviços eficientes, seguros e, quando essenciais, de forma contínua.

O ato sancionatório determina que aAmpla apresente sua defesa num prazo de 15 dias após receber a notificação. Caso suas justificativas não sejam aceitas pelo departamento jurídico do Procon Estadual, a concessionária será multada - o valor será calculadoa partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionária nos últimos trêsmeses.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil