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Procon Estadual autua 20 empresas nos Aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim

11.02.2015 - 19:14
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O Procon Estadual, vistoriou nesta quarta-feira (11/02) os Aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim na terceira etapa da Operação Abre Alas. A fiscalização foi realizada em 31 estabelecimentos comerciais do Galeão e 14 no Santos Dumont, incluindo representantes de companhias aéreas e estacionamentos. Ao todo, 20 empresas foram autuadas. A Estapar, empresa responsável pelo estacionamento no aeroporto Santos Dumont, não possuía certificado do Corpo de Bombeiros e seu alvará de funcionamento estava vencido desde novembro de 2014.

Também no estacionamento do Santos Dumont, os fiscais encontraram todos os 21 extintores vencidos, com datas de validade entre novembro e setembro de 2014. A fiscalização determinou que a Estapar solucione as irregularidades em um prazo de sete dias, sob pena de interdição.

No conglomerado de quiosques de uma única empresa no Santos Dumont - onde estão o Café Boulevard, Frango Assado Express e Batata Inglesa - foram encontradas baratas na cozinha pelos fiscais, apesar do certificado de dedetização estar em dia. A fiscalização também encontrou chope vencido, alimentos mal condicionados e o freezer na temperatura de 14 graus, quando o fabricante dos produtos determina que eles sejam armazenados a cinco graus. Além disso, os fiscais notaram que no conglomerado vendia-se chope Bela Rosa como se fosse Brahma, configurando propaganda enganosa. No total, sete empresas foram autuadas no Santos Dumont. 

Dos 31 estabelecimentos vistoriados no Aeroporto Internacional Tom Jobim, 13 foram autuados por diversas irregularidades, desde a ausência de cartaz do Disque 151 – telefone disponibilizado para os consumidores fazerem consultas e denúncias -, até armazenamento de produtos vencidos, como no caso do Café Palheta (30 litros de chope) e do Café Suplicy (5 litros de leite). O estacionamento desse aeroporto também foi autuado por não possuir apólice de seguro,Livro de Reclamações e identificador de vagas.

Empresas do Aeroporto Internacional do RJ que não foram autuadas: Spoleto; Pastatore; Rei do Mate; Frango Assado Express; Restaurante Santos Dumont; Viena; Batata Inglesa; Brasil Rio; Boticário; Kopenhagen; Chilli Beans; 365 Deli; Dufry Shopping;Air Farma; Galeão Coffee Shop; Azul; Emirates e Gol.

Empresas no Santos Dumont que não foram autuadas: Conveniência Casa do Pão de Queijo; Air Farma; Richards; Sobral; Gol; Avianca e Azul.

Balanço da Operação Abre Alas

Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim:

1 – Bob’s (Terminal 2): Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Café Palheta (Terminal 2): Havia 2 barris de 50L de chope cada vencidos, sendo um engatado e outro em estoque.

3 - Avianca (Galeão): Apresentava vias do Livro de Reclamações que deveriam ter sido entregues ao Procon no prazo de até 30 dias (data mais antiga: 28/11/14). Ausência de cartaz do Disque 151.

4 - Air France (Galeão): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Não é apresentado de forma visível o preço dos serviços, inclusive dos voos expostos em cartazes e que estavam à venda.

5 - Aerolíneas Argentinas (Galeão): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

6 - Starbucks (Terminal 2): Ausênciado cartaz do Disque 151. Ausência doLivro de Reclamações.

7 - Fom Almofadas (Terminal 2): Ausência doLivro de Reclamações.

8 - Brasil Rio (Terminal 2): Ausência de preços nos produtos na vitrine.

9 - Chocolates Katz (Terminal1): Ausência de preços nos produtos na vitrine. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do Disque 151.

10 - Casa do Pão de Queijo(Terminal 2): Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Café Suplicy(Terminal 1): Ausência do cartaz do Disque 151. Havia 5L de leite vencido.

12 -Passaredo: Ausência do Livro de Reclamações.

13 – Estacionamento Rio Galeão: Ausência de apólice de seguro. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de identificador de vagas.

Aeroporto Santos Dumont

1 - Café Boulevard/Frango Assado Express/Batata Inglesa: Havia 1 barril de 30L de chope Bela Rosa vencido, conectado à chopeira que indicava ser chope Brahma no cardápio. Baratas na cozinha, porém, dedetização em dia. Determinado reforço imediato na dedetização.Havia 10 unidades de coxinha encontradas em armazenagem incorreta. Geladeira à 14 graus, quando o fabricante determina que esteja à 5 graus.

2 - Fantásticas Paletas: Ausência do CDCpara consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. A nota fiscal indicava o endereço do escritório da empresa, e não o do local da venda do produto.

3 - 14 Bis Bar e Restaurante: Havia 440g de salmão vencidos encontrados no freezer da cozinha.

4 – Roncato: Ausência de CDCpara consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços visíveis em mercadorias.

5 - Arunã Artesanatos: Ausência do Livro de Reclamações.

6 – Laselva: Ausência de preços em produtos expostos. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Estapar: Alvará provisório vencido em novembro de 2014. Todos os 21 extintores vencidos (novembro e setembro de 2014). Não foi apresentado o certificado do CBMERJ. Dado o prazo de 7 dias para regularização sob pena de interdição.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Abre Alas:

Extra

O Globo
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