Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua empresa responsável pelo serviço de bordo da Gol

06.03.2015 - 16:46
IMG_20150306_115212396edt_1425671192.14.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, iniciou nesta sexta-feira (06/03) a Operação Varig, Varig, Varig. O foco da operação foi nas empresas responsáveis pelo serviço de bordo de empresas aéreas nacionais e internacionais. Os fiscais verificaram a qualidade dos produtos alimentícios oferecidos aos passageiros e a estrutura das instalações das empresas. Das três empresas vistoriadas, uma foi autuada.

A Comissaria Aérea Rio de Janeiro (Comrio), que opera no Aeroporto Internacional Tom Jobim, foi denunciada por um aeroviário devido às refeições servidas aos passageiros e à própria tripulação, que estariam impróprias ao consumo. Na empresa os fiscais encontraram na câmara resfriada cerca de 2kg de brigadeiro, que iria ser disponibilizado para refeições em aviões.A câmara fria também armazenava 330g de tortilha em embalagem violadas, com furos ou rasgadas, o que as classifica como impróprio para o consumo pelo próprio fabricante. Na área de padaria, havia 1kg de erva doce que, apesar de lacrada e dentro da validade, continha insetos. Além disso, as duas lixeiras da área de padaria estavam com acionamento automático defeituoso.

As empresas LSG Sky Chefs e Gate Gourmet, que também operam no Aeroporto Internacional, não apresentaram irregularidades.

O Procon-RJ lembra que as companhias aéreas respondem solidariamente pelos danos causados aos seus passageiros, mesmo que o dano tenha sido provocado pela fornecedora de alimentos terceirizada pela empresa.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a autuação feita pelo Procon-RJ:

O Dia

O Fluminense
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil