Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita 10 ônibus em Operação Roleta Russa na Baixada

27.03.2015 - 12:06
site_1427468783.36.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nessa madrugada de quinta para sexta-feira (de 26 a 27/03), a primeira ação da Operação Roleta Russa deste ano. A operação, que teve por objetivovistoriar a falta de manutenção e documentação dos ônibus, contou com o apoio do 15° e 20° Batalhões da Policia Militar. Foram vistoriados ônibus nas garagens de duas empresas: a Expresso Mangaratiba, em Duque de Caxias, e Linave Transportes, de Nova Iguaçu. O Ministério Público apura irregularidades denunciadas das duas empresas. Ao todo, dez ônibus foram interditados e só poderão voltar a circular após suas irregularidades serem sanadas. Nove deles são da Expresso Mangaratiba.

Na Expresso Mangaratiba, cinco ônibus foram interditados pela luz de ré dos veículos não estar funcionando. Também foram interditados, quatro ônibus por estar com seus documentos vencidos. Um deles possuíam baratas em seu interior. As janelas de outro ônibus estavam com as borrachas soltas. Os fiscais não encontraram nenhum veículo com acessibilidade para cadeirantes na garagem da empresa. A Expresso Mangaratiba foi notificada para a apresentar ao Procon Estadual a quantidade de veículos que possui com essa acessibilidade.

Na Linave Transportes, três ônibus apresentavam problemas com seus equipamentos de acessibilidade. Dois deles tinham problemas nos elevadores de cadeiras de rodas, mas foram consertados enquanto os fiscais estavam presentes e foram liberados. O terceiro ônibus foi interditado devido a trava do assento para acompanhantes de cadeirantes, que estava quebrada. A empresa também foi autuada por outras irregularidades. A botoeira de campainha estava com defeito em cinco ônibus. Em outros dois veículos não havia lacres nas janelas de emergência. Os fiscais encontraram extintores com problemas em dois ônibus e outro estava com pneus carecas. Todos os veículos vistoriados da Linave não possuíam o certificado de dedetização e estavam sujos de poeira e barro. A fiscalização determinou que o interior de todos os veículos fosse lavado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil