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Procon Estadual completa um ano de lançamento de seus canais de atendimento digital

06.04.2015 - 18:41
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Os canais de atendimento digital do Procon Estadual - o aplicativo para smartphones e tablets “Meu Procon-RJ” e site “Procon Online” – completam no final de março o seu primeiro ano de existência, com 70.512 registros recebidos no período. O programa e o site foram elaborados numa parceria do Procon Estadual com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro). O “Procon Online” pode ser acessado através do link:www.procononline.rj.gov.br. O aplicativo “Meu Procon-RJ” pode ser baixadopara smartphones, tanto os que rodam Android quanto iOS, e pode ser adquirido gratuitamente no Google Play e na Apple Store.

O monitoramento das reclamações mostra que os assuntos mais demandados são: atrasos nas entregas de compras efetuadas pela internet, cobranças indevidas, má prestação de serviços – principalmente na área de telecomunicações – e denúncias de bancos que não aceitam o pagamento de boletos emitidos por outra instituição financeira, o que é proibido pelo Banco Central.

Em ordem, as empresas mais reclamadas são: Oi; Nova.com (administradora das lojas virtuais das empresas Extra, Ponto Frio e Casas Bahia); Sky; Nextel; Via Varejo (administradora das lojas físicas das empresas Ponto Frio e Casas Bahia), Correios, Claro, Vivo, Net e Grupo B2W (os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime), Tim e bancos em geral.

A proposta dos novos canais de atendimento do Procon Estadual foi de ampliar o acesso dos consumidores, com foco principalmente naqueles que não costumam ir aos postos de atendimento registrar suas reclamações. Os números comprovam a tese. Neste período, a média de registros diários recebidos pelos canais é de 200 reclamações, dobrando em períodos de grandes eventos, como Natal e Reveillon. Enquanto isso, no mesmo período, o número de reclamações realizadas nos seis postos de atendimento do Procon Estadual sediados no Grande Rio, mantiveram uma média de 500 atendimentos por dia.

Durante esse período o serviço foi aprimorado. O “Procon Online” agora tem mais campos discriminados para a inclusão de informações, permitindo uma melhor descrição do problema pelo consumidor. Já o “Meu Procon-RJ”, que incialmente só podia ser acessado através de um site, agora pode ser baixado no smartphone e os consumidores podem anexar até três fotos por reclamação no aplicativo, comprovando a irregularidade que presenciou.

No “Meu Procon-RJ”o consumidor também tem acesso ao ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações noProconEstadual no mês anterior. Além disso, o aplicativo apresenta as regras de consumo do comércio eletrônico, respostas para as dúvidas mais frequentes relativas às relações de consumo e os dados de todos os postos de atendimento presencial doProconEstadual, como seus endereços e horários de funcionamento.

O Procon Estadual destaca que, quanto mais informações relevantes forem dadas pelos consumidores sobre sua reclamação, mais rápido serão os procedimentos para solucioná-la e maiores serão as chances de se obter sucesso no seu pedido. Aqui seguem algumas dicas dadas pelos analistas do Procon Online para a hora em que o consumidor for efetuar sua reclamação:

1 - Procure ser objetivo e claro na hora de relatar o problema;

2 - Não esqueça de fornecer números de pedido, nota fiscal (no caso de compra), ordem de serviço (no caso de assistência técnica) e protocolos de atendimento (quando houver contato com a empresa reclamada), além de detalhes da compra, como: data da aquisição, data da entrega, valor pago e especificações do produto;

3 – Se a empresa não for muito conhecida, dê detalhes dela, como CNPJ, endereço completo e telefone. Isso pode facilitar a sua notificação.

4 – Não se esqueça de especificar o seu pedido. Ao reclamar, muitos consumidores não informam se desejam o reparo ou a troca do produto, o cancelamento da compra ou da entrega, a restituição do valor pago ou até mesmo se ele quer apenas receber esclarecimentos.

 

Confira o que saiu na mídia sobre o Aplicativo do Procon-RJ:

O Globo

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