Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 38 lojas dos shoppings Città América e Downtown na Barra da Tijuca

27.05.2015 - 18:16
IMG_20150527_110601235edt2_1432761376.39.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, autuou, nesta quarta-feira (27/05), 38 lojas com a Operação Olha Para o Céu, que ocorreu nos Shoppings a céu aberto Downtown e Città América, localizados na Barra da Tijuca. Na ação de hoje a fiscalização vistoriou 50 estabelecimentos entre lojas de vestuário, farmácias, restaurantes, bares e filiais de redes de lanchonetesfast food. Ao todo, 38 estabelecimentos foram autuados por diversas irregularidades entre ausência de preços, chope de uma marca vendida como se fosse de outra, cobrança mínima para venda no cartão e produtos vencidos.

No shopping Downtown, os fiscais encontraram vencidos 5 litros de chope no restaurante Stambul, 12 latas de refrigerante na sorveteria Icemellow, 850g de frango no Planeta Sushi e cerca de 3 kg de carne no Giraffas. No Città América, os fiscais descartaram mais de 11 quilos de alimentos vencidos no China In Box - entre rolinho primavera, molhos e nhoque - e produtos cosméticos no Salão Studio Bella.

Os fiscais flagraram na Nova Parle Grill do Downtown 10 litros de chope Itaipava sendo vendidos como chope da Brahma. No Bazar Città no shopping Città América, era realizada cobrança de valor mínimode R$ 10,00 para o consumidor efetuar compras no cartão.

O nome da operação é uma citação a canção “Espacial”, de Belchior, e se refere ao fato dos shoppings vistoriados serem caracterizados por seus espaços abertos que permitem observar o céu.

No Città América não foram encontradas irregularidades na Natura Ativa, Bertrand Delicatessen, Quintessência, Essencial, Bossa Carioca Gourmet, O Camarão, Delírio Tropical e Corpo e Alma. No Downtown, as lojas em que os fiscais não identificaram irregularidades são: Brownieria, Mc Donald´s, Rei do Mate, Camarão Cia, Yaki, O Boticário, Casa do Pão de Queijo, Billy Grill, Pastine, Banco de Areia, Enjoy, Na Pressão, Taco e Dominus.

Balanço da Operação Olha Para o Céu:

1 - PRIFIT - Città América: Ausência de preço em produtos expostos na vitrine. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

2 - Bella Acessórios - Città América: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preço nos produtos da vitrine e no interior do estabelecimento.

3 - Rei dos Quadros – Downtown: Ausência do CDC para consulta.Ausência de preços nos produtos.

4 - Icemellow Sorveteria – Downtown: Vencidos: 12 latas (350 ml cada) de refrigerante. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta.

5 - Bazar Città - Città América: Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Exigência de valor mínimo (R$ 10,00) para compras no cartão.

6 - Creps – Downtown: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de certificado do corpo de bombeiros. Certificado de dedetização vencido.

7 - Sleep Time - Città América: Ausência de preço nos produtos no interior do estabelecimento.

8 - Uxcell – Città América: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

9 - Idream - Downtown: Ausência de preços nos produtos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta.

10 - Stambul – Downtown: Vencidos: 5 litros de chope em um barril de 50 litros. Sem informação de validade: 7 kg de chã bovino. Ausência do CDC para consulta.

11 - SNC suplementos – Città América: Ausência do CDC para consulta. Ausência de preço nos produtos exposto na vitrine e no interior da loja. Produtos estocados diretamente no chão.

12 - Patrono Pizza – Downtown: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Sem informação de validade: 18 l de chope plugado na chopeira e 1 kg de feijão.Ausência de alvará (prazo de 48h para apresentação). Ausência de certificado do corpo de bombeiros (prazo de 48h para apresentação). Ausência do certificado de potabilidade da água (prazo de 15 dias para apresentação).

13 - Lolita Center - Città América: Ausência de preço nos produtos expostos a venda no interior do estabelecimento. Ausência de emissão de nota fiscal. Prazo de 48h para comprovação junto ao PROCON. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

14 - Polis Sucos – Downtown: Livro de reclamações não autenticado pelo Procon-RJ. Ausência do certificado de potabilidade da água (prazo de 15 dias para apresentação). Ausência de certificado do corpo de bombeiros (prazo de 48h para apresentação). Sem informação de validade: 3 kg de coxa e sobrecoxa sem identificação.

15 - Big Sucos – Città América: Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

16 - Armazém das Fábricas - Città América: Ausência de preço nos produtos da vitrine.

17 - Rei do Mate – Città América: Ausência do Livro de Reclamações. Lixeira da cozinha sem acionamento com os pés.

18 - Nova Parle Grill – Downtown: 10L de chope Itaipava armazenados na chopeira da Brahma de 50 litros.

19 - Fry's – Downtown: Ausência de certificado do corpo de bombeiros (prazo de 48h para apresentação). Ausência do certificado de dedetização (prazo de 15 dias para apresentação).

20 -Subway – Downtown: Cinco reclamações registradas no livro de reclamações não enviadas desde 21/03/15.

21 - Café Rosita - Città América: Ausência do Livro de Reclamações.

22 - Girafas – Downtown:Vencidos: 2kg e 800g de carne.

23 - Beluga – Dowtown: Lixeira aberta na cozinha. Produtos sem especificação: 1 kg e 500g de carne de hambúrguer; 3 kg e 200g decostelinha pronta; 1kg e 400g de torresmo; 1kg e 100g de costela suína; 1kg de ponta de alcatra; 150 g de maionese. Determinada a melhora das condições higiênicas da cozinha no prazo de 15 dias.

24 - First Class: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Ausência do CDC para consulta.

25 - Mescolato – Downtown: Ausência do CDC para consulta.

26 - China In Box - Città América: Vencidos: 1kg e 900g de Rolinho de queijo; 5kg de rolinho de queijo; 2kg e 100g de molho para risoto de champignon; 250g de nhoque de batata e 1kg e 200g de molho quatro queijos. Ausência do CDC para consulta.

27 - First Class – Downtown: Ausência do CDC para consulta. Ausência de preços visíveis aos consumidores.

28 - Longe Hair Style: Ausência do livro de reclamações. Ausência de preço em vitrine. Ausência de tabela de preço na cantina.

29 - Studio Bella - Citta América: Produtos vencidos: 10 bisnagas de 60g cada de tinta para cabelo; 9 bisnagas de 60g cada de tinta para cabelo; 2 bisnagas de clarion de 125ml cada; 1 frasco de shampoo sweek smoother de 250ml. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

30 - Ortobom – Downtown: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços visíveis.

31 - Citta Vet - Città América: Ausência de preço nas mercadorias expostas na vitrine.

32 - Jampek – Downtown: Ausência de preços nas mercadorias.

33 - Salinas - Dowtown: Havia reclamações registradas no livro que não foram não enviadas ao Procon.

34 - Barra Light Decor - Città América: Ausência de preço nas mercadorias expostas na vitrine e no interior da loja. Ausência do CDC para consulta.

35 - Emporium - Cita América: Ausência de Livro de Reclamações.

36 - Lev Barra – Città América: Ausência de preço nas mercadorias expostas na vitrine e no interior da loja. Ausência do livro de reclamações.

37 - Pathisa - Città América: Ausência de livro de reclamações.

38 - Planeta Sushi – Downtown: Cozinha em más condições de higiene, apresentando piso quebrado. (20 dias para reforma sob pena de interdição). Lixeira sem pedal. Sem especificação de validade: 1kg e 350g de camarão; 2kg de filé mignon; 400g de frango; 650 g de peixe. Vencido: 850 g de frango.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil