Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 lojas de venda e manutenção de bicicletas no Rio

28.05.2015 - 16:09
IMG-20150528-00818edt_1432840179.71.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta quinta-feira (28/05), a Operação Magrela, que vistoriou 16 lojas de venda e conserto de bicicletas no Centro e na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.No total,13 estabelecimentos foram autuados por diversas irregularidades, sendo a principal delas ausência de preços nas mercadorias - irregularidade encontrada em onze das treze lojas autuadas.

A loja Salas Bike, localizada no Catete, foi autuada por ter a venda uma bicicleta sem um registro de sua procedência e suas características, contrariando o Código de Defesa do Consumidor. Os representantes informaram que ela pertence a um conhecido que a colocou em consignação para ser vendida. A Sales Bike, assim como outras três lojas - Eliel Bike (Centro),Bike Lapae Bicicletas Flamengo -, também não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros, essencial para o funcionamento do estabelecimento, devendo solucionar a pendência em até 15 dias. Caso isso não ocorra, as lojas serão interditadas.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: RTS Bike (Rua da Passagem, 78 Loja D – Botafogo);Cicle(Rua Júlio de Castilho 55 Copacabana); FirstRio (Rua Francisco Otaviano, 55 – Ipanema).

Balanço da Operação Magrela:

1 - Ciclovia Zona Sul (Rua Prado Júnior, 330 - Copacabana): Ausência de preços.

2 - CycloPonto (Rua Von Martius, 325 - Jardim Botânico): Ausência de preços.

3 - Stand Bike (Rua Carlos Carvalho, 57 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta.

4 - Eliel Bike (Rua do Rezende, 127 - Centro): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta.Ausência do certificado do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, prazo de 15 dias para apresentação.

5 - Bike Zen (Rua Siqueira Campos, 264 - Copacabana): Ausência de preços na vitrine. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de CDC para consulta.

6 - Bike Tech Rio (Av. Bartolomeu Mitre, 455 - Leblon): Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Special Adventure (Rua General Polidoro, 174 – Botafogo): Ausência de preço nas mercadorias expostas no interior da loja. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151.

8 - Bike Virtual (Rua São Clemente, 359 – Botafogo): Ausência do CDC para consulta. Ausência de preço nas mercadorias expostas no interior da loja.

9 – Bike Lapa(Rua do Riachuelo, 71 – Centro): Ausência de preços. Ausência docertificado do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro.

10 - Salas Bike(Rua Pedro Américo 36, Catete): Ausência de certificado do certificado do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro. Ausência de preços. Bicicleta à venda sem apresentação de procedência. Foi informado pelos representantes da loja pertencer a um amigo. Autuado neste item por produto sem informação de origem e características.

11 - Bike Lazer(Rua Visconde de Pirajá, 135, lj B – Ipanema): Ausência de preços.

12 - Special Bike (Rua São João Batista, 28 – Botafogo): Ausência do CDC para consulta. Ausência de preço nas mercadorias expostas à venda no interior da loja.

13 - Bicicletas Flamengo (Rua Senador Vergueiro 238 – Flamengo): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do cartaz do Disque 151.Ausência de preço nos produtos. Ausência de certificado do certificado do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, prazo de 15 dias para apresentação.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Magrela:

G1
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil