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Procon Estadual autua 14 agências dos Correios

29.06.2015 - 18:17
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O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira, (29/06), uma nova ação da Operação Olho de Boi, que vistoriou 15 agências dos Correios localizadas no Centro e nas zonas Norte, Sul e Oeste do Rio. O objetivo foi verificar as denúncias recebidas pelo Disque 151 de problemas como: demora no atendimento e na entrega, Sedex que não foi entregue, taxa paga que não é devolvida em caso de entrega não realizada, venda casada de seguro na compra do Sedex e informações desencontradas sobre a localização da encomenda. Apenas a agência localizada naRua Isidro de Figueiredo, n° 8, no Maracanã, não foi autuada, pois os fiscais não flagraram irregularidades no momento da fiscalização.

As agências localizadas na Estrada do Tindiba, 945 e 2070, na Taquara; na Rua Belizário Pena, na Penha; na Rua de Maria Estrela, em Bangu; e na Avenida Brasil, em Campo Grande; foram autuadas por mercadorias em atraso e entrega não efetuada sem devolução da taxa. A agência da Taquara alegou que a entrega não havia sido efetuada pela rua a que se destina possuir numeração irregular – com dois números iguais –, o que foi negado pela consumidora. A agência ainda possuía filas em que o consumidor esperava cerca de 25 minutos para ser atendido.

No quesito filas de espera, a agência de Campo Grande apresentou filas com cerca de duas horas de espera para atendimento. Na agência Bangu, além da ausência de acomodação adequada aos consumidores que são expostos ao sol e à chuva,não havia bancos destinados aos portadores de deficiência e os clientes esperavam cerca de 30 minutos pelo atendimento.

Nenhuma das agências autuadas contava com o Livro de Reclamações, obrigação instituída pela Lei Estadual 6613 de 2013.

Balanço da Operação Olho de Boi

1 - Av. Presidente Vargas, 3077 - Centro: Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Rua Primeiro de Março, 64 – Centro: Ausência do Livro de Reclamações.

3 - Estrada do Tindiba, 945 – Pechincha: Consumidor reclama que a mercadoria não foi entregue no prazo, portanto compareceu ao local para retirar sua mercadoria. No local foi informado que a mercadoria não foi entregue por problemas operacionais e que a mesma não havia sido encontrada no momento. Também informaram que a numeração do endereço de entrega é irregular, porém, sem comprovação.O consumidor alega que não foi informado que ela poderia sofrer atrasos e da devolução, e apesar disto, a taxa cobrada pelo serviço de entrega não foi devolvida. Ausência do Livro de Reclamações.

4 - Rua Buenos Aires, 329 – Centro: Ausência do Livro de Reclamações.

5 - Rua Belizário Pena, 534/548 – Penha: Ausência do Livro de Reclamações. Por amostragem foram anexados ao auto cinco documentos demostrando que há atrasos na entrega dos objetos. Existem 2673 objetos com classificação "área de risco" forçando os consumidores a irem ao posto da ETC, logo a retirada é com atraso e sem devolução de taxa de entrega.

6 - Estrada do Tindiba, 2070 – Taquara: Ausência do Livro de Reclamações. Dos seis guichês de atendimento existentes, apenas três estavam atendendo, gerando filas de aproximadamente 25 minutos. Consumidora reclama que a mercadoria não foi entregue no prazo. No rastreamento foi informado que a mercadoria não foi entregue porque a numeração na rua era irregular. A consumidora alega que apesar do atraso, a taxa cobrada pelo serviço de entrega não foi devolvida.

7 - Largo do Machado, 35 – Cacete: Ausência do Livro de Reclamações.

8 - Rua Prudente de Morais, 147: Ausência do Livro de Reclamações.

9 - Avenida das Américas, 15.531 – Recreio: Ausência do Livro de Reclamações.

10 - Rua Teodoro da Silva, 295 - Vila Isabel: Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Avenida das Américas, 4666 - Barra da Tijuca: Ausência do Livro de Reclamações.

12 - Rua Marujá, 421 - Gardênia Azul: Ausência do Livro de Reclamações.

13 - Rua de Maria Estrela, 250 – Bangu: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência de acomodação adequada aos consumidores que esperam na fila de cerca de 30 minutos, e são expostos ao tempo no sol e chuva e sem banco destinado aos portadores de deficiência. O valor da taxa para o objeto ser entregue na residência dos consumidores não é restituído de forma direta aos mesmos. Cinco objetos, entre Sedex, Pac e Carta Registrada, foram analisados e configuraram atraso.

14 – Avenida Brasil, 40331 - Campo Grande: Filas com longa demora, cerca de duas horas para atendimento. Atrasos de até 30 dias para entrega. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Não há restituição da taxa de entrega aos consumidores.
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