Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 19 agências bancárias do Centro e da Zona Norte

03.07.2015 - 17:48
20150703_115258edt2_1435956511.15.jpg

O Procon Estadual autuou nesta sexta-feira (03/07) 19 agências bancárias na terceira etapa realizada esta semana da Operação Tio Patinhas. Foram fiscalizados bancos no Centro e na Zona Norte do Rio. Todas as 21 agências vistoriadas já haviam sido alvo de operações anteriores. Desta vez, apenas agências daCaixa Econômica Federal da Av. Rio Branco, 39, e do HSBC da Av. Visconde de Inhaúma, 58, ambas no Centro, não apresentaram irregularidades.

A irregularidade mais encontrada desta vez foi a mesma das outras etapas da operação realizadas nesta semana: 19 agências bancárias não disponibilizava aos consumidores cópias de seus contratos e documentos de prestação de serviços na linguagem internacional para cegos: o Braille. Das 80 agências vistoriadas na semana, 61 não apresentavam esta acessibilidade ao deficiente visual.

Algumas agências vistoriadas desrespeitaram determinações da LeiMunicipal 5254/2011: cinco delasnão possuem assentos preferenciais na quantidade mínima exigida pela LeiMunicipale outras seis não respeitam o tempo de atendimento de até 15 minutos. Em uma destas agências -Santander da Rua Maria de Freitas, 103, em Madureira -os fiscais registraram uma espera de quase duas horas para serem atendidos.

Balanço da Operação Tio Patinhas

1 - Itaú (Praça Nossa Senhora do Amparo, 32 – Cascadura): Ausência da escala de funcionários de forma completa, apenas horário dos caixas. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações. Autenticação de documentos é feita em documento diverso. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11.

2 - Safra (Av. Rio Branco, 80 - Centro): Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11. Ausência da escala de trabalho de funcionários. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

3 - Caixa (Rua Dias da Cruz, 535 – Méier): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

4 - Itaú (Rio Branco, 185/A – Centro): Ausência de cadeira de rodas. Ausência do cartaz referente à lei 5602/13 informando haver banheiro disponível. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

5 - Banco do Brasil (Rua Sidônio Paes, 63 – Cascadura): Tempo de espera para atendimento de 26 minutos. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Banheiro em local restrito. Autenticação de documento feita em documento diverso.

6 - Santander (Rio Branco, 85 - Centro): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Bradesco (Rua Dias da Cruz, 240 – Méier): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de guarda volumes.

8 - Caixa (Rua Carvalho de Sousa, 283 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

9 - Santander (Rua Maria de Freitas, 136 – Madureira): Ausência de guarda volumes. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido.

10 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 10 – Méier): Ausência do dispositivo de segurança entre os caixas e o público. Ausência de guarda volumes. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Santander (Rua Maria de Freitas, 103 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 50 minutos. Ausência do cartaz com o teor da Lei 5254/11.

12 - Santander (Av. Rio Branco, 70 - Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

13 - Citibank (Av. Rio Branco, 245 - Centro): Ausência de cadeira de rodas. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.

14 - Bradesco (Av. Pres. Vargas, 583 - Centro): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera para atendimento de 21 minutos.

15 - Bradesco (Rua Maria de Freitas, 73 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 28 minutos. Ausência do guarda volumes. Ausência do Livro de Reclamações.

16 - Bradesco (Estrada do Portela, 175 – Madureira): Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera para atendimento de 1 hora e 9 minutos.

17 - Bradesco (Rua Sidônio Paes, 19 – Cascadura): Tempo de espera para atendimento de 47 minutos. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.

18 - Itaú (Rua Silva Rabelo, 18-A - Méier): Ausência de guarda volumes. Atendimento não é realizado por meio de senhas numéricas. Assentos preferenciais em número inferior ao exigido. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille. Ausência do Livro de Reclamações.

19 -Bradesco(Av. Rio Branco, 181 - Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de contrato de prestação de serviço em Braille.Ausência de guarda volumes.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil