Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Jovens líderes comunitários no PROCON-RJ

08.07.2011 - 15:52

08/07/2011 - 15:52

Jovens da comunidade de Manguinhos estão motivados com a 2ª etapa do curso de capacitação, em Direito do Consumidor. O curso acontece, diariamente, na sede do PROCON-RJ e vai até o dia 16 de julho. Mais uma parceria de sucesso entre o Ministério da Justiça (PRONASI), Governo do Estado (PROCON-RJ), a FGV Escola de Direito responsável pela parte teórica do programa que envolve cerca de 100 jovens.

Os jovens líderes, entre 14 e 17 anos, estão aprendendo tudo a respeito dos direitos do consumidor com funcionários em vários setores do órgão.

- Eles aprendem nas aulas práticas que o direito do consumidor, além de se fundar na ideia de cidadania, está atrelado a inúmeros conceitos jurídicos que são traduzidos de maneira didática, tirados do próprio cotidiano para facilitar o aprendizado. O direito básico do consumidor à informação e à educação também são destaques no aprendizado desses futuros líderes comunitários, explica o presidente do PROCON-RJ, José Bonifácio Novellino.

Os parceiros do projeto também comemoram o sucesso e já pensam em novas perspectivas para outras parcerias, como explica o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Carlos Alberto Cacau de Brito:

- Objetivo alcançado à medida que o PROCON-RJ se fez instrumento de orientação dos estudos técnicos para a capacitação desses jovens, abrindo caminho para futuros projetos dessa mesma dimensão, concluiu.

Mesmo confiante no projeto a futura líder Mayara Barbosa, 16 anos, no primeiro contato com os consumidores ficou apreensiva.

- Fiquei nervosa no primeiro dia, porque são muitas as reclamações. Nós consultamos o Código de Defesa do Consumidor para tirar as dúvidas. Agora sei que estou mais preparada como consumidora e vou passar isso tudo pra frente, disse Mayara que ao que tudo indica entendeu o espírito da coisa!
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil