Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Consumo Sustentável

17.04.2012 - 15:09

A produção crescente de produtos e serviços gera um grande problema ambiental mas é também a base da economia e principal indicador de riqueza adotado pela maioria das nações.Até quando o planeta vai agüentar? Quais as alternativas ao modelo atual de produção e consumo?

A Rio+20 que será realizada em junho no Rio de Janeiro vai reunir chefes de Estados, especialistas e sociedade civil com o propósito de definir a agenda do desenvolvimento sustentável dos países para as próximas décadas.E é unânime entre os especialistas que a redução do consumo é uma das formas de contribuir para preservação do planeta.

Mas como vamos desacelerar esse processo de consumo?

Talvez a única alternativa para conseguir uma harmonia na relação entre os seres humanos com a natureza seja colocar de lado a idéia de crescimento como sinônimo de bem estar e crescimento da economia como sinônimo de progresso e encontrar novas definições para bem estar e de progresso.O consumo excessivo já vem sendo discutido desde a Eco 92.

Não é um tema recente na agenda mundial. Desde lá, colocou-se de forma bastante clara a necessidade de se ter novos conceitos de bens e de progresso, a necessidade de mudanças nos estilos de vida e também a busca por eficiência nos processos de produção.A sociedade atual ainda vê o aumento de consumo como sinônimo de progresso.

Os países desenvolvidos não querem rever seus padrões de consumo e os países em desenvolvimento querem novos padrões de consumo. Críticas existem também a imitação do padrão de consumo norte-americano.E o padrão de consumo deve ser reduzido principalmente nos países ricos.

Uma educação para o consumo dirigida principalmente às crianças, demonstrando por exemplo que o automóvel é uma "irracionalidade completa" há inclusive correlação entre a ineficiência crescente do transporte individual ao aumento do efeito estufa; assim como é necessária a construção de prédios que dependam menos de refrigeração e aquecimento, além da relocação da produção de alimentos tornando-a mais próxima dos consumidores.Todos os especialistas no tema condenam o desenvolvimentismo que leva a um consumo acima da capacidade do planeta.

Segundo eles, isso compromete os recursos naturais, e a proposta que trazem é a educação como forma de chamar a atenção da sociedade sobre o tema.Além de relacionarem os padrões de consumo aos problemas ambientais do mundo chamam a atenção para a corresponsabilidade de governo, indústria, comércio e consumidores.

Ressaltam a necessidade de se implantar políticas para desestimular o consumo de produtos menos sustentáveis ambientalmente além de uma "ousadia" dos legisladores pois enquanto o consumo no Brasil cresce de forma "fenomenal", as leis em defesa do meio ambiente progridem lentamente.

Também condenam os fatores como a obsolescência planejada, o uso irresponsável do crédito e a publicidade. O fator publicidade também agrava bastante a situação já que induz os consumidores e acaba por desenhar estilos de vida, principalmente a voltada para crianças.

Acreditam na possibilidade de mudança através da conscientização dos agentes envolvidos, mas é preciso apresentar alternativas que levem a mudanças de hábito e permitam a adoção de novos estilos de vida.A discussão que se põe é quais seriam as formas de conduzir a humanidade a um padrão de redução de crescimento?

Uma das propostas é o chamado decrescimento que é tido como um conceito até intencionalmente mais impactante que o de desenvolvimento sustentável, porém necessário diante dos dados científicos. A humanidade está à beira do abismo, pisando no acelerador e nenhuma causa natural em um milhão de anos causou tanto efeito sobre a Terra.

O consumo insustentável dos recursos naturais inexoravelmente vai acarretar a escassez e trazer aumento de conflitos armados. Além do mais, o aumento das desigualdades e a diminuição do nível de emprego atestam que índices tradicionais de desenvolvimento como o produto interno bruto (PIB) perderam o sentido.A redução do consumo é uma questão urgente à qual as pessoas terão que se adaptar, "pelo bem ou pelo mal".

Ponto em que todos concordam é que o esforço pela mudança de padrões de comportamento depende fundamentalmente da educação. Para isso também se faz necessário a ação dos gestores públicos no estímulo ao consumo consciente. Está na hora de repensar o nosso modelo de produção e diminuir o consumo supérfluo e excessivo.

Outro ponto crucial dessa discussão é o comportamento antagônico do governo que ao mesmo tempo que desenvolve um programa como o PNRS (Programa Nacional de Resíduos Sólidos), estimula o consumo ao diminuir taxas de juros para a compra de automóveis e produtos da linha branca. O consumidor cada vez tem mais facilidade de acesso ao crédito o que também acaba o levando ao superendividamento.

O governo tem evidente opção pela busca de crescimento econômico incessante, mas o momento é de se adotar uma visão mais realista do problema diante da escassez de recursos, substituindo o paradigma social de que consumo e crescimento são benéficos.Nos dias de hoje vivemos um verdadeiro paradoxo de crise ecológica sem precedentes ao lado da manutenção da "ilusão" de um ideal desenvolvimentista.

É necessário mais ética e altruísmo. As pessoas fazem parte de uma comunidade de vida mais ampla e dividem espaço com muitas espécies e mais do que nunca o cuidado com outras espécies significa a defesa da própria espécie humana.

É urgente rever os atuais padrões de produção e consumo para garantir uma sociedade sustentável.O tema é preocupante e parece irrelevante embora possa ser percebido alguma preocupação e vontade de mudar.

Talvez consumir menos signifique mais felicidade do que consumir tudo que se vê pela frente.

Assino esse artigo apostando em todas as alternativas trazidas por pesquisadores e especialistas da área mas acima de tudo numa reaproximação com a natureza, em um pouco mais de espiritualidade para afastar as pessoas dos apelos comerciais da propaganda e principalmente na valorização dos saberes ancestrais das populações indígenas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil