Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra novamente baratas em quiosque da orla da Zona Sul

15.09.2015 - 16:46
20150915_111253edt2_1442346585.04.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (15/09), a segunda etapa da Operação Limpando a Raia, que fiscalizou mais 27 quiosques da orla da Zona Sul do Rio. Desta vez, 11 quiosques das orlas de Ipanema, Leblon e Arpoador foram autuados. Na primeira etapa da fiscalização da operação na orla da Zona Sul, realizada nesta segunda-feira (14/09), também foram autuados 11 quiosques nas praias de Copacabana e Leme e um deles foi interditado, de um total de 47 vistoriados. Nestas ações de vistoria na orla, foram descartados nestes dois dias, 271 litros de chope, 17 embalagens descartáveis de mate e 33kg e 185g de alimentos, todos impróprios para o consumo.

No quiosque número 2, Baixinho, no Leblon, os fiscais encontraram baratas, além de dois copos de mate de 300ml vencidos. No local também não havia tabela de preços de cigarros em local visível ao consumidor. Os fiscais determinaram o reforço da dedetização. Na segunda-feira os fiscais haviam encontrado baratas no quiosque 16, Habib's, em Copacabana.

Já no quiosque número 7, Point Baixo Bebê, em Ipanema, os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização estavam vencidos. Um novo certificado do Corpo de Bombeiros deve ser apresentado ao Procon Estadual em até 48 horas. Os outros dois certificados devem ser entregues com nova data de validade em até 15 dias. Os fiscais não encontraram no quiosque o exemplar do Livro de Reclamações e um cartaz informativo quanto ao fornecimento gratuito água potável para clientes, como determina a Lei Estadual 7047/15. Os quiosques 6 (Niterói) e 14 (Para Raio),no mesmo bairro, também não apresentaram o certificado de Corpo de Bombeiros, devendo ser entregue no Procon em 48 horas.

A maioria dos produtos descartados nesta terça-feira foi recolhida no quiosque 10, Itaipava, em Ipanema. Entre os produtos estavam 400g de lula vencidos, além de 400g de lula e 300g de peixe branco sem especificação de validade. No quiosque 01, Nicolas, também em Ipanema, os ficais descartaram 15 embalagens de mate vencidos, entre garrafas e copos descartáveis.

Quiosques que não apresentaram irregularidades: Mirante Sonhador, Caneco do Rei e Tia Sônia, no Leblon; Amor Cigano, Toni do Coco, Praia Country, Terra Vista, Point 13, Ponto da saúde, Cat's, Poty, Miltão, Pão de Queijo e Saideira, em Ipanema; Mangabeira e Cat's, no Arpoador.

Balanço da Operação Limpando a Raia:

1 - Guaraviton (Leblon): Ausência do Livro de Reclamações. Ausências de preços dos produtos à venda.

2 - Point Baixo Bebê (Ipanema): Certificado de potabilidade da água vencido. Prazo de 15 dias para apresentação. Certificado de dedetização vencido. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo quanto ao fornecimento água potável.

3 - Pais Filhos (Leblon): Ausência dos preços de produtos para venda. Ausência da tabela do preço de cigarros em local visível ao consumidor.

4 – Kibon Rio (Leblon): Ausência da tabela de preços de cigarro em local visível ao consumidor.

5 - Baixinho (Leblon): Produto vencido: dois copos de mate com 300 ml cada. Ausência da tabela de preços de cigarros em local visível ao consumidor. Encontrado baratas. Determinado reforço na dedetização.

6 - Itaipava (Ipanema): Produto vencido: 400 g de lula vencida. Produtos sem especificação: 400 g de lula; 300 g de peixe branco. Ausências do CDC para consulta. Ausências tabela de preços de cigarros em local visível ao consumidor.

7 - Para Raio (Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo 48 horas para apresentação. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo quanto ao fornecimento de água potável.

8 - Quase Nove (Ipanema): Salgados quentes na máquina de aquecer que estava desligada.

9 - Pôr do Sol (Ipanema): Ausência da tabela dos preços dos cigarros em local visível ao consumidor. Ausência de preços dos salgados e biscoito expostos à venda.

10 - Niterói (Ipanema): Ausência do certificado de Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Prazos para entrega no Procon de 48 horas e 15 dias, respectivamente.

11 - Nicolas (Ipanema): Produtos vencidos: 10 copos de mate de 300 ml e 5 garrafas de mate de 300 ml.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil