Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra problemas em banheiro do Rock in Rio

18.09.2015 - 20:15
20150918_154244edt_1442618135.93.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, deu início, nesta sexta-feira (18/09), à Operação Tremendão, que vai fiscalizar a organização e o comércio na Cidade do Rock durante o Rock in Rio. Os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino,próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.

Problemas nos banheiros no Rock in Rio são recorrentes. Na edição anterior do festival, em 2013, o Procon Estadual havia interditado um dos banheiros da Cidade do Rock. Na época, um vazamento criou uma poça de urina e fezes nos fundos da lanchonete do Bob's, próximo ao local onde eram armazenadas as bebidas do estabelecimento em galões.

Na Domino's Pizza(quiosque D-5), pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.

Uma queda de energia elétrica também gerou uma autuação para a organização do festival. Durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob's pararam de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador.

Outros dois estabelecimentos foram autuados: o Mercadinho Carioca e a Loja Rock in Rio de produtos oficiais. Em outros 16 estabelecimentos, não foram encontradas irregularidades: Botequim Informal (bar 6), Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques), La Fruteria,Pólis Sucos, Batata no Cone,Forno de Minas (quiosqueD-08),Mimi Lanches(quiosque D-3),Rede,Geneal,Vira Lata eBob's.

A Operação Tremendão vai prosseguir durante todos os dias de Rock in Rio. O nome é uma referência a Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda.

Balanço da Operação Tremendão:

1 - Banheiro feminino próximo à roda gigante com vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, por causa de um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram a limpeza e o conserto, sob pena de crime de desobediência.

2 - Domino's Pizza (quiosque D-5): Os fiscais encontraram pregos com a extremidade pontiaguda para fora na estrutura do estabelecimento, causando riscos à integridade fisica do consumidor. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.

3 - Mercadinho Carioca:Ausência do Livro de Reclamações.

4 - Loja Rock in Rio Produtos Oficiais:Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil