Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Estado comemora os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

23.09.2015 - 17:40

Cerca de 150 alunos do Ciep Ayrton Senna, em São Conrado, tiveram, nesta quarta-feira (23/09), a oportunidade de conhecer melhor os seus direitos como consumidores. Eles participaram de um evento organizado pelo governo do estado para comemorar os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor.

Os alunos receberam o Guia do Jovem Consumidor, que traz respostas às perguntas mais comuns feitas ao Procon Estadual por pessoas entre 18 e 26 anos. O guia explica, por exemplo, como funciona o direito à meia-entrada em estabelecimentos de lazer e entretenimento, dicas para compras feitas pela internet e como agir caso um produto seja entregue com defeito ou faltando alguma peça.

Também foram entregues versões do Código de Defesa do Consumidor em inglês e em espanhol para escolas bilíngues da rede estadual. Representando a escola bilíngue português-inglês Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, o diretor regional pedagógico da Regional 6, Leonardo Trotta, recebeu os códigos em inglês. Já Cristiane Rocha, diretora da escola bilíngue português-espanhol João Cabral de Melo Neto, no Méier, recebeu os códigos em espanhol.

Responsável pelo projeto de Educação Financeira no Ciep Ayrton Senna, unidade dirigida pelo professor Rafael Chaves, a professora Laura Coutinho elogiou a inciativa de levar o Código de Defesa do Consumidor até os estudantes. "É muito importante, dá suporte ao nosso trabalho de ensinar o consumo consciente aos alunos", disse.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil