Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Consumo Sustentável II

14.05.2012 - 16:25

Começou hoje (11/5) a primeira rodada do Fórum Empresarial – Economia Verde, encontro que antecede a "Rio+20 e Você"O Fórum foi realizado, no Planetário da Gávea, local da ciência, onde diariamente dezenas de crianças vão estudar os planetas.Foi nesse cenário que especialistas, empresários e representantes da administração pública debateram durante todo o dia o futuro de nosso planeta e de nossas futuras gerações.

O Fórum Empresarial, Debatendo a Economia Verde, da Rio+20, é um evento paralelo a Conferência da Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável .Na parte da tarde, na palestra da Dra Karla Matos (coordenadora da A3P) da Secretaria Estadual do Ambiente, foi abordado "qual o padrão de produção e consumo que nós temos que assumir de fato e não apenas no discurso ou para postar nos sites".

É unânime que os atuais padrões de produção e consumo logo não serão compatíveis com os limites físicos do planeta e o Brasil precisa estar preparado. Para isso, o MMA (Ministério do Meio Ambiente) pretende mexer até nas prateleiras dos supermercados.O Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) aprovado pelo CONAMA colocou na mesma mesa atores importantes do governo, do setor produtivo e da sociedade civil para mostrar que responsabilidade socioambiental dá lucro e ajuda a mover o país em direção ao desenvolvimento sustentável.

O Plano é formado de programas governamentais e ações do setor privado e da sociedade civil previstas e em curso, uma agenda positiva para mostrar os esforços que o governo e a sociedade estão fazendo. A ideia central do Plano é a articulação entre essas iniciativas, de maneira a fomentar a mudança para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

O Plano pretende que o consumo consciente deixe de ser visto como "alternativo" e passe de segmento de mercado à regra geral.Com seis prioridades selecionadas para o primeiro ciclo, previsão de prazos e sob constante acompanhamento, o plano está previsto para ser implementado até 2013.As prioridades inicialmente selecionadas são: educação para o consumo sustentável, construções sustentáveis, agenda ambiental na administração pública (A3P), varejo e consumo sustentáveis, compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de resíduos sólidos.

O PPCS é fruto da constatação de que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à questão da sustentabilidade. Pesquisas demonstram que com informações suficientes e produtos chegando às prateleiras dos supermercados a preços acessíveis e com responsabilidade ambiental comprovada, as mudanças de hábito de consumo podem começar no curto prazo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil