Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 15 estabelecimentos em Pilares

22.10.2015 - 17:35
WP_20151022_11_58_39_ProEDT_1445542535.95.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (22/10), a Operação Caprichosos, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comericais em geral no bairro de Pilares, na Zona Norte do Rio.Os fiscais vistoriaram 20 locais e 15 deles foram autuados, sendo que dois foram interditados.

Além da ausência de alvaráde funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros, a Lanchonete Sucos e Lanches de Pilares (Av. João Ribeiro, 68), foi interditada devido a três botijões de gás armazenados de forma irregular na cozinha. O outro estabelecimeno interditado foi a Pastelaria Pilares (Av. João Ribeiro, 50 loja C), que, apesar de possuir autorização para funcionar, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e tinha dois botijões de gás armazenados de forma irregular. Um deles estava em uso, engatado em um fogão comercial.

Além desses, outros cinco estabelecimentos não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros. Os proprietários deverão apresentar o documento em até 48 horas no Procon Estadual sob pena de serem interditados.

Não foram encontradas irregularidades no Habib´s, Ótica Visão Nova, Baby, A Notável e Candinha Doces, todos localizados na Av. João Ribeiro.

Balanço da Operação Caprichosos

1 - Magia dos Pés (Av. João Ribeiro, 9 loja A): Ausência do CDC para consulta e cartaz do Disque 151. A loja mantém informado em cartaz que só efetua troca de produtos mediante cadastro, não opcional ao consumidor, tendo este quefornecer: nome completo, endereço, identidade, CPF, e-mail e comprovante de residência. Determinada a retirada imediata do cartaz.

2 - Shop Shoes - Jasam Roupas (Av.João Ribeiro, 50 loja A): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros e cartaz do Disque 151. (Apresentar em 48 horas).

3 - Pastelaria Pilares (Av. João Ribeiro, 50 loja C): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Constatado dois botijões de gás, sendo um engatado em fogão comercial em uso.Local interditado.

4 – Intercontinental (Av. João Ribeiro, 36): Produtos vencidos: 1kg e 500g de amendoim torrado; 10 kg de mistura para preparo de bolo de fubá.

5 - Drogarias Pacheco (Av. João Ribeiro, 9 loja B): Ausência do CDC para consulta. Não há farmacêutico no estabelecimento de madrugada e aos domingos. Há uma reclamação no livro datada de 24/06/15 não encaminhada ao Procon. Ausência de preços nos produtos.

6 - Di Santinni (Av. João Ribeiro, 19): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros e cartaz do Disque 151. (Apresentar em 48 horas)

7 - Açougue Av. João Ribeiro (Av. João Ribeiro, 62): Havia 11 kg de carne moída estocada na Câmara frigorífica.Câmara interditada, mal estado de conservação e com vazamentos, teto com umidade.

8 - Mais Você Roupas (Av. João Ribeiro, 29): Ausência de preço nos produtos expostos.Dois extintores vencidos em set 2014.

9 - Lanchonete Sucos e Lanches de Pilares(Av. João Ribeiro, 68): Ausência de alvaráde funcionamento. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Encontrados três botijões de gás na cozinha. Local interditado.

10 - Bom na Brasa(Av. João Ribeiro, 35): ausência de CDC para consulta. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas). Ausência de certificado de potabilidade da água e de cartaz da disponibilidade de água filtrada e potável gratuita. Ralo não sifonado na cozinha. lixeira sem acionamento de pedal.

11 – Supermarket (Av. João Ribeiro, 124): Havia 1kg e 160g de bacalhau;43kg e 101g de linguiça finavencidos.Na área de vendalinguiça fina etiquetada com prazo de validade maior do que do fabricante. Determinada a imediata correção.

12 – Bradesco (Av. João Ribeiro, 49): Ausência de guarda-volumes; de caixa eletrônico adaptado; de documentos para entendimento e conhecimentos aos deficientes visuais; de Livro de Reclamações.

13 - Pastelaria King Xian Ltda (Rua Luiz de Simone, 9):Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas). Ausência de certificado de potabilidade da água e dedetização. Melhorar limpeza na cozinha.

14 - Drogarias Cristal (Av. João Ribeiro, 53): Ausência de cartaz informando quantitativo e abrangência nas entregas. Não há farmacêutico no estabelecimento aos domingos. Ausência de preços expostos à venda. Ausência da tabela de preços de venda dos medicamentos.

15 – O Boticário (Av. João Ribeiro, 106): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas).
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil