Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra mais botijões de gás irregulares em restaurantes do Centro do Rio

29.10.2015 - 17:52
20151029_150539edt2_1446148347.94.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (29/10), uma nova etapa da Operação Rio Antigo, com o objetivo de fiscalizar restaurantes do Centro Histórico do Rio.Os fiscaisencontraram três botijões de gás em uso na cozinha do restaurante Aldenise Refeições, localizado na Av. Henrique Valadares, 79, próximo a um posto de gasolina. Os fiscais determinaram a retirada imediata dos botijões devido a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros com laudo de aprovação.

O proprietário do Aldenise Refeições tem 48 horas para apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros na sede da Autarquia. Caso contrário, o estabelecimento será interditado. Também não foi encontrado no estabelecimento nenhum exemplar do Livro de Reclamações.

Durante a operação, o restaurante Planos e Papos, naRua Beneditinos, 20, foi alvo de denúnicas na autarquia. Uma cliente teria encontrado uma barata no seu prato após ser servida no rodízio de massas e enviou ao Procon Estadual fotos que compravam o fato. Os fiscais não encontraram insetos na cozinha e o certificado de dedetização do local estava em dia, masdescartaram 61kg de alimentos impróprios ao consumo, entre eles, 5kg e 500g de massa de pastel vencidos. O ralo na cozinha estava aberto e dentro dele havia um balde onde restos de alimentos ficavam armazenados. Havia uma reclamação registrada no Livro de Reclamações em 28/09/2015, que ainda não havia tinha sido enviada ao Procon Estadual - pela lei, as reclamações devem ser enviadas a autarquia até 30 dias após seu registro.

Além destas irregularidades, o restaurante foi proibido de utilizar gás, pois seu uso nãoestá em conformidade com o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros para o estabelecimento. Desta forma, os equipamentos que utilizam gás GLP foram lacrados e estes só poderão voltar a funcionar após a apresentação do documento que autorize seu uso.

Outro botijão irregular foi encontrado no Lanches Possini, localizado na Rua Sete de Setembro, 136. O botijão de gás, que estava em uso na área interna do estabelecimento, foi retirado imediatamente e sua mangueira lacrada. Além disso, havia um gato no estoque. Além desses restaurantes, outros sete vistoriados nesta quinta-feira deverão apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros em até 48 horas.

Não foram encontradas irregularidades no Boteco da Praça (Praça Tiradentes, 08); Inter (Praça Tiradentes, 40); e Tropicália (Rua Sete de Setembro, 178).

Balanço da Operação Rio Antigo

1 - Bar Granada Ltda (Rua Pedro Primeiro, 07): Ausência do certificado e laudo Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Ausência de certificado de dedetização. Dado prazo 15 dias para apresentar.

2 - Bar Diplomata (Rua da Constituição, 2): Animal (gato) no estoque. Barata na cozinha determinado reforço da dedetização. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

3 - Il Buonno Papa Restaurante (Rua Pedro Primeiro, 14): Ausência do certificado e laudo Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Determinado o reforço da dedetização.

4 - Lanchonete Tira Lanches Ltda (Praça Tirantes, 64): Ausência do certificado e laudo Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Havia 500g de toicinho vencido.

5 - Lanchonete Amaralina (Rua Visconde do Rio Branco, 5): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água.

6 - Flor da Tiradentes Bar e Lanchonete (Praça Tiradentes, 18): Ausência do Livro de Reclamações. Vencidos: 5kg de massa para lasanha.7 - Restaurante Rio Gula (Rua Sete de Setembro, 229): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência certificado de potabilidade de água.

8 - Baja Califórnia - Adega do Pimenta (Praça Tiradentes, 06): Vencidos: 35 litros de chope engatado em barril de 50 L.

9 - Tempero Carioca (Rua Sete de Setembro, 194): Ausência do Livro de Reclamações.

10 - Bar e Pastelaria Vilar de Arca Ltda (Praça Tiradentes, 8 loja E): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

11 - Brasil Legal Restaurante (Rua Sete de Setembro, 174): Ausência do Livro de Reclamações.

12 - Soft Fast (Rua Sete de Setembro, 217): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado e laudo Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

13 - Aldenise Refeições (Av. Henrique Valadares, 79): Havia três botijões de gás em uso na cozinha. Determinada a retirada, efetuada na presença da equipe. Ausência do certificado e laudo Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar. Ausência do Livro de Reclamações.

14 -Academia do Kilo (Rua Sete de Setembro, 191): Ausência do Livro de Reclamações.

15 - Lanches Possini (Rua Sete de Setembro, 136): Animal (gato) no estoque. Determinada a retirada imediata. Um botijão de gás em uso foi retirado imediatamente e a mangueira lacrada. Ausência do certificado e laudo do Corpo de Bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar.

16 -Planos e Papos Restaurante (Rua Beneditinos, 20 e 20 A): Vencidos: 5 kg e 500g de massa de pastel. Produtos sem especificação: 2kg e 200g de catupiry; 1kg e 200g de maionese; 3kg e 500g de massa de lasanha; 1kg e 750g de bacon; 5 kg de estrogonofe; 1 kg de file de peixe; 20 kg de salmão; 10 kg de molho para pizza (armazenado em contato direto com o chão); 6 kg de filé de peixe; 3kg e 600g de macarrão; 1kg e 300g de queijo gorgonzola. Ralo na cozinha aberto, com balde dentro, onde os restos de alimentos ficavam armazenados. Reclamação (28/09/2015) registrada no Livro de Reclamações não enviada. O estabelecimento utiliza cilindros de gás em desconformidade com o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Desta forma, os equipamentos que utilizam gás GLP foram lacrados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil