Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita dois estabelecimentos no Shopping Grande Rio

17.11.2015 - 18:07
site_1447790828.53.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (17/11), no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, uma nova etapa da Operação Pré-Natal. Dos 52 estabelecimentos fiscalizados, 31 foram autuados. Desses, dois foram interditados: a loja da operadora de telefonia TIM e o quiosque Athletic Way - ambos não tinham o alvará de funcionamento nem o certificado do Corpo de Bombeiros. No quiosque, também faltava o Livro de Reclamações e os valores das parcelas na compra a prazo estavam informados em uma fonte maior do que a do preço à vista, contrariando o que determina a lei.

Problemas relacionados ao certificado do Corpo de Bombeiros foram encontrados em 13 estabelecimentos fiscalizados. Os fiscais deram um prazo de 48 horas a estas lojas para que apresentem o documento ao Procon Estadual. A segunda irregularidade mais constatada foi a falta de preços nos produtos expostos à venda: oito lojas apresentavam essa irregularidade. Na Bagaggio, entretanto, o problema era um pouco diferente. A loja anunciava descontos de até 60%, mas nenhum dos artigos à venda tinha essa redução de valor. Com a ação desta terça-feira, chega a 100 o número de estabelecimentos autuados - sendo dois interditados - na Operação Pré-Natal.

Não foram encontradas irregularidades em 21 lojas: Walter's Coiffeur, Fragrant's, Casa da Empada, Rei dos Quadros, Vivo, Le Postiche, Drogaria Extra, Taco, Óticas Carol, First Class, Anandra, Ri Happy, Actual Modas, Fuel, Azzemell, Chocolates Brasil Cacau, South, Polishop, Chifon, Casa&Video e Casas Bahia.

Balanço da Operação Pré-Natal:

1 - Battoons: Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Di Santinni: Ausência do Livro de Reclamações autenticado.

3 - Ortobom: Ausência de preços em algumas mercadorias.

4 - Bagaggio: A empresa tinha informação para compras com desconto de até 60%, mas nenhum produto à venda tinha esse desconto. 

5 - Lulean Joias: Ausência do Livro de Reclamações. Valor da parcela em fonte maior do que a do preço à vista.

6 - Rocha Joias: Ausência do Livro de Reclamações e de preços dos produtos.

7 - Leader: Duas reclamações registradas no Livro de Reclamações não enviadas no prazo legal 30 dias). Outras cinco reclamações sem protocolo ou cópia do aviso de recebimento.

8 - Colombo: Ausência de preços das mercadorias no interior da loja.

9 - Magia dos Pés: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

10 - Piticas: Ausência do Livro de Reclamações.

11 - Espaço Rubro-Negro: Ausência de preços nos produtos expostos à venda no interior da loja.

12 - Marisa: Valor da parcela em fonte maior do que a do preço à vista. Reclamações do Livro de Reclamações não entregues ao Procon Estadual.

13 - Veste Multimarcas: Ausência do Livro de Reclamações, do cartaz do 151 e do Código de Defesa do Consumidor.

14 - TIM: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento. Estabelecimento interditado.

15 - Sportmix Black: Ausência no local do alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações.

16 - Stand On: Ausência do alvará de funcionamento no local. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

17 - Colchões Premier: Ausência de preços nos produtos.Valor da parcela em fonte maior do que a do preço à vista. Reclamação no Livro de Reclamações não enviada ao Procon no prazo legal (30 dias). Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de48 horas para a apresentação.

18 - Silbrun: Alvará de funcionamento e certificado do Corpo de Bombeiros apresentados em forma de protocolos. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação da documentação definitiva.

19 - Sweet Place Doces: Ausência do Livro de Reclamações e de preços nos produtos.

20 - 55 RJ Artigos e Roupas Esportivas: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

21 - Ponto Frio: Valor da parcela em fonte maior do que a do preço à vista.

22 - Samsung: Reclamação com data de 14/06/2015 não enviada (prazo é de 30 dias). Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

23 -K&K: Ausência do alvará de funcionamento e de preços na vitrine.

24 - WQS Surf: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

25 - Golden Ótica: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

26 - Quiosque Athletic Way: Valor da parcela em fonte maior do que a do preço à vista. Ausência doLivro de Reclamações,do certificado do Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento. Estabelecimento interditado.

27 - RL: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

28 - Aleatory: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

29 -Censura 18: Ausência de preços nos produtos de forma clara ao consumidor e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

30 -LF: Ausência do Livro de Reclamações.

31 - Dondokas: Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil