Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 25 lojas no Shopping Carioca

18.11.2015 - 18:07
site_1447877255.82.jpg

O Procon Estadual, em nova etapa da Operação Pré-Natal, autuou, nesta quarta-feira (18/11), 25 de 38 lojas vistoriadas no Shopping Carioca, em Vicente de Carvalho. Os fiscais também interditaram o Studio L e V Salão de Beleza, na Rua da Quitanda, 194, Centro.

No Shopping Carioca, a filial das Lojas Marisa tinha um alvará provisório de funcionamento com data de 2006. Além disso,entre outras irregularidades, 10 lojas não informavam os preços de alguns produtos expostos à venda e 15 não tinham o certificado do Corpo de Bombeiros. Os estabelecimentos que apresentaram este último problema deverão saná-lo em até 48 horas, por meio da apresentação do certificado ao Procon Estadual. Até agora, a Operação Pré-Natal já autuou 125 estabelecimentos em seis shoppings do Rio e Grande Rio.

A interdição do Studio L e V Salão de Beleza se deu após uma denúncia feita junto ao Procon Estadual de que o estabelecimento usava produtos vencidos. Os fiscais, além de comprovarem a denúncia, constataram que o local não emitia nota fiscal, não tinhao Livro de Reclamações,o certificado de potabilidade da água e o certificado do Corpo de Bombeiros. O estabelecimento foi interditado até que os documentos ausentes sejam apresentados.

Não foram encontrados problemas nas seguintes lojas do Shopping Carioca: CA, Conexão Original, Zinzane, Chocolates Brasil Cacau, Ferni, Depp, Carolina Chic, Casas Bahia, Feliz Idade, Mahamantra, Le Parfum, D Vitaminas e Star Brink.

Balanço da Operação Pré-Natal:

1 - South Co.: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

2 - Opção: Reclamação registrada no Livro de Reclamações não enviada no prazo de 30 dias.

3 - BR Sport: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e de preços nas mercadorias.

4 - Casa&Video: Reclamação registrada no Livro de Reclamações com data de 17/10/2015 não enviada (prazo é de 30 dias). Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

5- Afghan: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento. 

6 - Liritty: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151 e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

7 - My Place: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

8 - Água de Cheiro: Ausência do cartaz do 151, do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado.

9 - Meiry Joias: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

10 - Battoons: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado. Ausência de preços em produtos expostos.

11 - Anany: Ausência do Livro de Reclamações, do cartaz do 151 e do Código de Defesa do Consumidor.

12 - Aquamar: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e de preços nas mercadorias.

13 - Fatima Didini Collection: Ausência do Livro de Reclamações e de preços de produtos expostos no interior da loja.

14 - São João Penha Relógios: Ausência de preços nas mercadorias e do certificado do Corpo de bombeiros.

15 - Nat Shoes: Ausência do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros.

16 - Keops Joias: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 - Marisa: Ausência de preços em produtos expostos à venda e de alvará vigente (o apresentado foi um provisório de 2006).

18 - Kevingston: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

19 - American Street: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações.

20 - First Class: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do certificado do Corpo de Bombeiros e de preços nas mercadorias. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

21 - Enzo: Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz do 151.

22 - Opção Jeans: Reclamação registrada em 17/01 no Livro de Reclamações e não enviada (o prazo é de 30 dias).

23 - Belize Griffe Hair: Ausência do Livro de Reclamações e de preços visíveis nas mercadorias.

24 - Andarella: Ausência de preços nas mercadorias e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

25 - Sonobello: Ausência do Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor e de preços nos produtos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil