Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita duas lojas no Shopping Via Brasil

19.11.2015 - 18:24
Via_Brasil1_1447966559.42.jpg

Uma nova etapa da Operação Pré-Natal foi realizada, nesta quinta-feira (19/11) pelo Procon Estadual. Desta vez o alvo foi o Shopping Via Brasil, em Irajá, no início da Rodovia Presidente Dutra. De um total de 45 lojas fiscalizadas, duas foram interditadas: a Mexicas Fest, que vende paletas mexicanas, e a Zaion Semijoias. Outras 26 foram autuadas.

As duas lojas interditadas não tinham o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. A falta deste último documento foi constatada em 25 estabelecimentos vistoriados. A Mexicas Fest também não tinha uma cópia do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes. A Zaion, por sua vez, não tinha etiquetas com os preços de algumas mercadorias.

Já na loja Di Santinni, expositor de sapatos informava que havia produtos para venda com preços a partir de R$ 29,99, mas só havia com valores maiores. A irregularidade encontrada na Marisa Lingerie foi a impossibilidade de trocar as peças íntimas, mesmo em caso de defeito. Com a ação desta quinta-feira, chegou a 153 o número de estabelecimentos autuados na Operação Pré-Natal deste ano.

Não foram encontrados problemas nas lojas Kopenhagen, Drogasmil, O Boticário,Cacau Show, CA, CVC, Le Postiche, Taco, Fratelli Lamberti, Bagaggio, Leader, Livraria Nobel, Aquamar, Samsung, Arezzo, Polishop e El Shadday.

Balanço da Operação Pré-Natal:

1 - Riachuelo: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

2 - E-Moviment: Estabelecimento não emite nota fiscal. Ausência do Livro de Reclamações e do alvará de funcionamento. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento.

3 - Botswana: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

4 - Vivo: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

5 - My Place: Ausência de autenticação no Livro de Reclamações e do certificado do Corpode Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

6 - SNC Nutrition Center: Ausência do Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado.

7 - Óticas Carol: Valor da parcela emfonte maior do que o preço à vista. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

8 - Nat Shoes: Ausência do Livro de Reclamações e docertificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do certificado.

9 - Maha Man: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação. Duas reclamações no livro datadas de 06/12/2014 e 13/12/2014, não enviadas ao Procon (o prazo é de 30 dias).

10 - Zeal: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

11 - Ortobom: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação. Ausência de preços em todos os produtos expostos na loja.

12 - Hering: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

13 - Millenium Joias: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

14 - Mexicas Fest: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros, do alvará de funcionamento e do Código de Defesa do Consumidor. Estabelecimento interditado.

15 - Di Santinni: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação. O expositor de sapatos informava que havia preços a partir de R$ 29,99, mas só havia produtos com valores maiores.

16 -Havaianas: Livro de Reclamações não protocolado no Procon.

17 - Quem Disse, Berenice?: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

18 - Board Session: Ausência de preços nos produtos e docertificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

19 - Paper Park: Ausência do alvará de funcionamento. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

20 - D'samba: Ausência de preços em algumas mercadorias. Livro de Reclamações não cadastrado no Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

21 - Oakley: Ausência de preços no interior da loja e do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

22 - Casa&Video: Reclamação registrada no Livro de Reclamações com data de 26/07/2015 não enviada ao Procon (o prazo é de 30 dias). Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

23 - Marisa Lingerie: Não efetua troca de peças íntimas, nem em caso de defeito, e não deixa que a consumidora experimente na hora da compra.

24 - Game Zone: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

25 - Intense Parfum: Ausência de preços nos produtos à venda.

26 - South&Co.: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.

27 - Zaion Semijoias: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros, do alvará de funcionamento e de preços em algumas mercadorias. Interditado.

28 - Loft Eletrônicos: Ausência docertificado do Corpo de Bombeiros.Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil