Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 hamburguerias na cidade do Rio

24.11.2015 - 20:11
site_1448403066.74.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (24/11), a Operação Dudu, que fiscalizou hamburguerias das zonas Norte, Sul e Oeste do Rio. Foram autuados 12 dos 19 estabelecimentos vistoriados e descartados 15kg e 700g de alimentos impróprios para o consumo (vencidos ou sem informação da validade).

Em duas filiais do Zacks, daPraia de Botafogo, 228, e do BarraShopping, havia barris de chope conectados à chopeira com o lacre rompido no lugar onde deveriam estar informadas as datas de fabricação e de validade, impedindo a conferência das mesmas. Já no Irajá Gastrô (Rua Conde de Irajá, 109, Botafogo), os fiscais flagraram funcionários manipulando alimentos sem touca.

Três lojas fiscalizadas estavam sem o certificado do Corpo de Bombeiros: Zacks e Fry's do BarraShopping e Fry's do Downtown. Os responsáveis pelos estabelecimentos têm 48 horas para apresentar o documento ao Procon Estadual, ou as lanchonetes poderão ser interditadas.

Um consumidor no Downtown viu os fiscais e denunciou que a filial do Burger King no shopping anunciavauma promoção na qual um brinde infantil era oferecido na compra de um hambúrguer. O estabelecimento, no entanto, não fornecia o brinde, alegando ser uma franquia e que só as lojas próprias do Burger King ofereceriam a promoção. Diante da constatação da denúncia, os fiscais determinaram a retirada imediata da propaganda no estabelecimento.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes hamburguerias: Hare Burguer, Caverna e Teto Solar, em Botafogo; The Fifties, no Rio Sul e no BarraShopping; PJ Clarke's, no BarraShopping e Vikings, no Maracanã.

O nome da operação é uma referênciaa Dudu, personagem do desenho animado "Popeye" que é fanático por hambúrguer.

Balanço da Operação Dudu:

1 - Zacks (Praia de Botafogo, 228):Lixeira sem pedal para acionamento.7 litros de chope em um barril de 50 litros, engatado na chopeira, sendo que o lacre havia sido cortado na informação das datas de fabricação e validade, não permitindo a visualização e a conferência das mesmas.

2 - Hell's Burguer (Rua Muniz Barreto, 805, loja 1, Botafogo):2 extintores de incêndio vencidos em agosto de 2015.Ausência do certificado de potabilidade da água.Ausência do cartaz informando da gratuidade da água potável.Ausência do endereço e do telefone do Procon no cupom fiscal.

3 - Zacks (BarraShopping):Chope em barril de 20 litros, conectado à chopeira, com lacre rompido, impedindo a identificação das datas de validade e de fabricação.Ausência de cartaz informando sobre fornecimento gratuito de água potável.Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição.

4 - Irajá Gastrô (Rua Conde de Irajá, 109, Botafogo):400g de queijo vencido em 13/11.Ausência do Livro de Reclamações.Funcionários manipulando alimentos sem touca.

5 - Fry's (BarraShopping):Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para apresentação, sob pena de interdição.Ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação.

6 - Madero Burger e Grill (BarraShopping):35 litros de chope vencido em 23/11 em um barril de 50 litros conectado à chopeira.Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do cartaz informando da gratuidade da água potável.

7 - Joe Leo's (RuaGeneral Severiano, 97, Botafogo):Produtos sem especificação da validade:500g de carne de hambúrguer,1kg e 200g de frango,3kg e 200g de queijoe 500g de carne.

8 - Cafofo (Rua Nelson Mandela, 100, Botafogo): Produtos vencidos: 2kg e 900 de costela cozida e 7kg de molho. Alvará de funcionamento provisório vencido em 18/09/2013. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação da renovação, sob pena de interdição.

9 - Zacks (Américas Shopping): Dedetização vencida em 21/10/2015.

10 - Fry's (Downtown): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação. Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação dos documentos.

11 - Burger King (Downtown):O estabelecimento oferta, por meio de uma propaganda, uma promoção que acompanha um brinde infantil. No entanto, por ser uma franquia, o local não fornece o brinde. Sendo assim, os fiscais determinaram a retirada imediata da propaganda.Livro de Reclamações com reclamação datada de 07/09/2015 não encaminhada ao Procon Estadual (o prazo é de 30 dias).

12 - The Fifties (Village Mall): Certificado de dedetização vencido.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil