Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 17 autoescolas por não possuirem simuladores de direção veicular

13.01.2016 - 17:59
20160113_144435a_1452774747.18.jpg

Os fiscais do Procon Estadual vistoriaram nesta quarta-feira (13/01) 21 autoescolas localizadas em bairros das Zonas Norte e Oeste do Estado na primeira ação da Operação Roda Presa. Destas, 17 foram autuadas por um problema em comum: a ausência do Simulador de Direção Veicular ou de comprovação de que os alunos utilizassem de modo compartilhado o simulador de outro estabelecimento. Todos os estabelecimentos autuados receberam um prazo de 30 dias para sanar esta irregularidade.

As autoescolas de todo o país tiveram até 31 de dezembro de 2015 para se adaptar a Resolução n° 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão do Ministério das Cidades, que determina a obrigatoriedade do Simulador de Direção Veicular para aulas de direção. A resolução foi publicada em 15 de julho de 2015. Pela norma, a partir do dia 1° de janeiro deste ano, o candidato à obtenção de carteira de motorista somente poderá prestar o exame prático de direção após cumprir cinco horas/aula de utilização do simulador.

Somente quatro estabelecimentos vistoriados possuíam o equipamento e estavam em dia com as demais determinações legais. São elas: Auto Escola Freguesia (Estrada Três Rios, 1087); Auto Escola São Luiz (Av. Democráticos, 1660 – Bonsucesso); Auto Escola Shalom (R. Filomena Nunes, 1218 – Olaria)e Auto Escola Farani (Rua Baturité, 34 – Bonsucesso).

Balanço da Operação Roda Presa

1 - Auto Escola Classe A (Estrada Tindiba, 1851 - Taquara): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

2 - Tardelli Auto Escola (Rua Conde de Bonfim, 800 – Tijuca): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

3 - Auto Escola Via Barro (Rua André Rocha, 1025 - Taquara): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta e Disque 151.

4 - Auto Escola Lucycar (Rua Uranos, 1350 – Olaria): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

5 - Auto Escola Palu (Rua Nelson Cardoso, 920 – Taquara): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

6 - Auto Escola Estrela(Av. Nossa Senhora da Penha, 320 - Penha): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

7 - Auto Escola Tijuca (Rua Conde de Itaguaí, 13 - Tijuca): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

8 - Auto Escola Nicarágua (Rua Nicarágua, 175 – Penha): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta e Disque 151. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição. Não há tabela de preços dos serviços.

9 - J. A. Pontes (Est. Bandeirantes, 5491 –Jacarepaguá): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

10 - Biju de Copacabana (Av. das Américas, 3939, bloco 2 – Barra da Tijuca): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

11 - Auto Escola Afonso Pena (Rua Haddock Lobo, 303 lj C – Tijuca): Prazo de 30 para apresentar as adequações como preconiza a portaria do Detran/RJ.

12 - Auto Escola Tito (Rua Mariz e Barros, 663 – Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

13 - Auto AJ Trindade (Av. Bruxelas, 180 – Bonsucesso): Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

14 - Auto Escola São Domingos (Rua do Matoso, 67 - Praça da Bandeira): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

15 - Star Auto Escola (Rua Cardoso de Moraes, 96 - Bonsucesso): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição. Ausência de laudo de exigência do Corpo de Bombeiros.

16 - Auto Escola Aleixo(Av. das Américas, 6700 – Barra da Tijuca): Constam no livro, reclamações não enviadas ao Procon.Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.

17 – Auto Escola Santana (Estrada Bandeirantes, 3590 – Barra da Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Simulador de Direção Veicular. Prazo de 30 dias para instalação ou comprovação de uso de modo compartilhado sob pena de interdição.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil