Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita pista de kart em Sulacap

18.02.2016 - 19:17
20160218_151046edt_1455830248.69.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (18/02), a Operação De Olho em Silverstone, que vistoriou pistas de kart nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio. Os fiscais checaram denúncias ligadas ao uso dos itens de segurança obrigatórios e acabaram interditando um local em que não era utilizado nenhum equipamento de segurança e não possuía alvará de funcionamento. Ao todo, seis pistas foram fiscalizadas e, além da interditada, outras três foram autuadas.

O Adrenalina Kart Racing, localizado no Parque Shopping Sulacap, além de não apresentar alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros, não possuía Livro de Reclamações e nenhum equipamento de segurança. Segundo a Lei 2.690/1997, é obrigatório o uso de capacete, balaclava, luvas, elásticos para pilotos com cabelo comprido e macacão especial para amortecer o impacto em caso de queda. Além disso, deverá existir uma proteção no tanque de combustível para evitar vazamentos. O estabelecimento foi interditado pelos fiscais.

Já a filial do Adrenalina Rio Kart, localizada na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, deverá apresentar em 48 horas na Autarquia ocertificado do Corpo de Bombeiros, sob pena de interdição. O local também não estava equipado com os itens de segurança previstos em Lei,não possuía Livro de Reclamações,tabela de preços e nemmacacão especial para os consumidores.O Rio Kart Indoor, localizado na Estrada do Gabinal, 313, na Freguesia, foi autuado por não apresentar um exemplar do Livro de Reclamações autenticado pelo Procon e não disponibilizar uma tabela de preços ao consumidor. Também não apresentou o Livro de Reclamações o Top Kart Indoor, localizado no subsolo do Supermercado Extra da Avenida das Américas, 1.510.

OTop Kart Indoor no Shopping Nova América e o Point Kart na Rua José Higino, na Tijuca, não apresentaram irregularidades.

O nome da operação é uma referência ao circuito de Silverstone, na Inglaterra, um dos principais do automobilismo mundial.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil