Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita lanchonete e autua outras três no Centro do Rio

01.04.2016 - 15:58
IMG_20160401_120417600edt2_1459537127.51.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta sexta-feira (01/04), nova ação da Operação Fat Food, que tem foco em vistoria de filiais de redes de lanchonetes. Alanchonete Rio Park, na Rua Sacadura Cabral, na região Cais do Porto, no Centro, foi interditada durante ação. Outros três estabelecimentos do mesmo bairro foram autuados.

Além do alvará de funcionamento estar vencido desde 1984, a Rio Park foi interditada por armazenar alimentos e cerca de 50 litros de chope vencidos. O local também não possuía Livro de Reclamações e certificados de dedetização, de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. A lixeira da cozinha não possuía tampa, contrariando a norma sanitária.

Na filial do Koni, localizado na Rua México, o alvará mostrado aos fiscais era de autorização provisória e estava vencido há quase um ano. A fiscalização deu o prazo de 48 horas para apresentação da documentação válida na Autarquia. A lanchonete Compão da Rua da Quitanda, não emitia cupom fiscal, tinha problemas de higiene e armazenagem de alimentos e nela foram encontrados 2 litros de açaí sem informaçãode seu prazo de validade.

Estabelecimentos em que não foram encontradas irregularidades: Beco do Hambúrguer (Beco dos Barbeiros, 6);Zacks (Rua México, 31); Opus (Rua Gonçalves Dias, 80); Burguer King (Rua São José, 35); Habib's (Av. Presidente Vargas, 543).

Balanço da Operação Fat Food

1 - Rio Park Bar e Lanches (Rua Sacadura Cabral, 67, lojas C e D, Centro): Lixeira sem tampa na cozinha. Produtos vencidos: 50 litros de chope claro conectado à chopeira, 600g de ervilha, 300g de palmito, 700g de salame, 1kg e 500g de queijo prato vencido em 04/02/2016. Havia 1kg de queijo minas sem especificação da validade. Ausência do Livro de Reclamações e dos certificados de dedetização, de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. Alvará de funcionamento vencido em março de 1984. Estabelecimento interditado.

2 – Koni (Rua México, 31 – Centro): Alvará de autorização provisória, vencido em 16/04/15. Prazo de 48 horas para apresentação da documentação válida no órgão.

3 - Compão (Rua Quitanda): Havia aproximadamente 2 litros de açaí sem informaçãode validade.Mal acondicionamento de alimentos na área de preparo. Não há emissão de cupom fiscal. Produto armazenado diretamente no chão em câmara frigorifica.

4 - Levi Subs (Rua Gonçalves Dias, 85): Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil