Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro filiais de redes de fast food em shoppings da Zona Norte do Rio

04.04.2016 - 17:26
20160404_115405edt_1459801565.35.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta segunda-feira (04/04), uma nova etapa da Operação Fat Food. A ação tem o objetivo de fiscalizar lanchonetes e hoje o alvo foram estabelecimentos do Madureira Shopping e do Norte Shopping, localizados na Zona Norte do Rio. Foram autuadas quatro filiais de grandes redes do gênero. A operação, iniciada na última segunda-feira (28/03), já interditou um estabelecimento e autuou outras 67.

O Mr. Cone, do Madureira Shopping, além de não possuir um exemplar do Livro de Reclamações, não contava com os certificadosdo Corpo de Bombeiros,de dedetização e de potabilidade da água. Os fiscais determinaram que este último certificado fosse apresentado na sede do Procon-RJ em até 15 dias. Já o certificado dos Bombeiros deverá ser apresentado em, no máximo, 48 horas. A fiscalização encontrou cerca de quatro quilos de produtos vencidos, entre linguiça, carne seca temperada e requeijão cremoso. Outros 100g de bacon estavam sem especificação de sua validade.

Não havia um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta do consumidor, nem os cartazes do Disque 151 do Procon Estadual e o informativo sobre o fornecimento gratuito de água potável e filtrada para clientes, como determina a lei. No Bob´s do mesmo Shopping, os fiscais identificaram registros no Livro de Reclamações que não haviam sido encaminhados à Autarquia dentro do prazo determinado pela Lei. Também não havia exemplares do Livro de Reclamações no Burger King do Madureira Shopping e no Gendai do Norte Shopping.

No Norte Shopping não foram encontradas irregularidades nas duas filiais do Bob's e nas duas do Mc Donald's, no Billy Grill, no KFC e noKoni. Já no Madureira Shopping, as filiais do Mc Donald´se daDominante Pizza e Batata não apresentaram problemas.

A operação ganhou o nome de fat (gordura) food, numa referência ao alto teor de gordura encontrado em boa parte dos alimentos vendidos em fast foods.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil