Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua nove agências de bancos do Centro do Rio

06.04.2016 - 17:16
20160406_122852edt_1459973786.28.jpg

Fiscais do Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), realizaram nesta quarta-feira (05/04) uma nova ação da Operação Tio Patinhas. Foram autuadas nove das 23 agências bancárias vistoriadas. Todas as agências fiscalizadas localizam-se no Centro da Cidade do Rio, a maioria delas na Avenida Rio Branco.

Das nove autuadas, cinco ainda não disponibilizavam o mínimo de 15 assentos prioritários exigidos pela Lei Municipal 5254/2011. Cinco também foi a quantidade das que não realizavam a autenticação de pagamento no próprio documento recebido, como determina a Lei Estadual 6575/2013.

Outra irregularidade comum encontrada foi a ausência de atendimento por senha. Quatro das cinco agências do Banco Itaú vistoriadas não usam senhas para o atendimento aos clientes, contrariando a Lei Municipal 5.254/2011. Já uma agência do Santander, apesar de distribuir senha para o atendimento, não informava nela dados essenciais para o cliente: a hora de emissão e o número da agência.

Os fiscais não encontraram irregularidadesem 14 agências fiscalizadas.São elas: quatro da Caixa Econômica Federal (Av. Rio Branco, 1; Av. Rio Branco, 39; Av. Rio Branco, 131 e Av. Rio Branco, 138); três do Santander (Av. Rio Branco, 1; Av. Rio Branco, 108 e Av. Rio Branco, 70); duas do Bradesco (Av. Rio Branco, 277 e Av. Rio Branco, 181); duas do HSBC (Av. Rio Branco, 108 e Praça Floriano, 23); uma do Banco do Brasil (Av. Rio Branco, 142); uma do Safra (Av. Rio Branco, 80); e uma do Citibank (Av. Rio Branco, 245).

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Caixa (Av. Rio Branco, 311): Ausência de cartaz com horário dos funcionários.Assentos prioritários em número inferior ao mínimo.

2 - Itaú (Av. Rio Branco, 37): Ausência de guarda volumes. Autenticação não é feita diretamente no documento. Atendimento realizado por ordem de chegada, sem senha. Assentos prioritários em número inferior ao mínimo.

3 – Itaú (Av. Rio Branco, 18): Ausência de Livro de Reclamações.Ausência de guarda volumes. Autenticação não é feita diretamente no documento. Atendimentorealizado por ordem de chegada, sem senha.

4 – Caixa (Av. Rio Branco, 174): Banheiro em manutenção, não podendo ser utilizado. Assentos prioritários em número inferior ao mínimo.

5 – Santander (Av. Rio Branco, 115): Ausência de guarda volumes. Ausência de cartaz informando sobre o tempo de atendimento de 20 minutos. Assentos prioritários em número inferior ao mínimo.

6 – Santander (Av. Rio Branco, 185): Ausência de cartaz com horário dos funcionários. Assentos prioritários em número inferior ao mínimo. Atendimento realizado por senha, mas sem o horário de entrada e identificação da agência.

7 – Itaú (Av. Rio Branco, 110): Ausência de Livro de Reclamações.Ausência de cadeira de rodas. Ausência de dispositivos de segurança.Autenticação não é feita diretamente no documento.

8 – Itaú (Av. Rio Branco, 185): Ausência de guarda volumes. Autenticação não é feita diretamente no documento. Atendimento não é realizado por senha.

9 – Itaú (Av. Rio Branco, 131A): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do guarda volumes. Autenticação não é feita diretamente no documento. Atendimento não é realizado por senha.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil