Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 22 estabelecimentos do Shopping Rio Sul nesta sexta

08.04.2016 - 17:36
20160408_134219edt2_1460147792.78.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta sexta-feira (08/04), a primeira ação da Operação Número Um, que vistoriou 88 estabelecimentos no shopping Rio Sul, em Botafogo.Os fiscais autuaram 22 estabelecimentos.

Sete estabelecimentos não possuíam o alvará de funcionamento. Outros três não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros. Ambos os documentos deverão ser apresentados pelas lojas na sede do Procon-RJ em até 15 dias. Caso o contrário, serão interditados.

Os fiscais encontraram 1kg e 740g de produtos vencidos no Emporium Pax, entre salada de quiabo e trigo cozido. Já na cozinha do La Mole, a lixeira da cozinha não possuía tampa, além de haver pisos quebrados e sujeira acumulada no chão, nas paredes e na porta do balcão refrigerado, que também estava com ferrugem. A fiscalização deu o prazo de 10 dias para realização de limpeza e da correção destas irrularidades.

A ausência de preço em produtos expostos para venda foi constatada em sete lojas, incluindo a Ótica Carol, na qual alguns produtos até possuiam preços, mas o tamanho da fonte da parcela à prazo era maior que o da fonte do preço à vista, induzindo o consumidor em erro e contrariando o estabelecido em Lei.

Não foram autuadas as seguintes lojas: Chef Dog; Café Petrópolis; The Fifties; Chilli Beans; Walters Coiffeur; Nextel; Ponto Frio; CVC; Maybeline; Dartigny; Jopar; Beluga; Ortobom; L'occitane; Lacoste; World Tennis; Sony; Dom Amorim; Ellus; Azulay e Cia; Zelo; Mêrcatto; Armadillo; Taiping; Tommy Hilfiger; Oi; Sacada Shop; Santa Lolla; New Ótica; Boutique de Papel; Morena Rosa; Reserva; Ráscal; Centauro; Restaurante Ícaro; Óticas do Povo; Artwark; Shoulder; Oh Boy; Adidas; Brokfield; Brokfield Jr; Corpo e Alma; Vitor Hugo; Lior Jóias; Mr Cat; Timberland; Contém 1g; Planet Girl; Stroke; Papel Craft; Antonella; Vivara; Spoleto; Pizzaria e Cia; Kopenhagen; Renner; VR; Viterbo Estofado; Pampili; Saraiva; Colchões Botafogo; Babies; Brink Center; Mamma Nonna Utilidades; Schnaider Interiores.

O nome da Operação faz referência ao fato do Rio Sul ter sido o primeiro shopping da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado em 1980.

Balanço da Operação Número Um

1 - Puket (loja 101): Havia duas reclamações não remetidas ao Procon no prazo legal, datadas de 29/12/15 e 12/01/16.

2 - Emporium Pax: Produtos vencidos: 335g de salada de quiabo e 1kg e 390g de trigo cozido.

3 – Ferni: Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.

4 - La Mole (Loja 41 C): Pisos quebrados, sujeira acumulada nos pisos e paredes, lixeira aberta. Porta do balcão refrigerado com ferrugem e acúmulo de sujeira. Prazo de 10 dias para realização de limpeza e obras corretivas.

5 - John John: Ausência de preço na vitrine e nos manequins no interior da loja.

6 - Drogaria Raia: Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Carmen Steffens: Ausência de preços nas mercadorias. Contém reclamação datada de 25/10/2015 não remetida ao Procon no prazo legal.

8 – Loft: Ausência de preços nas mercadorias. Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.

9 - Paradis: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.

10 - TVZ: Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.

11 – Viena: Havia três reclamações não remetidas ao Procon no prazo legal.

12 – Cavalera: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.

13 - Vivendas do Camarão: Alvará de Funcionamento vencido. Prazo de 15 dias para apresentação. Havia quatro reclamações não remetidas ao Procon no prazo legal.

14 – Animale: Reclamação datada de 17/9/15 não enviada no prazo legal. Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja.

15 – Hope: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento. Dado prazo de 15 dias para apresentação.16 - Eletronic Store: Ausência de preço nos produtos da vitrine

17 - Abra Cadabra: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Não havia clareza na informação de preço quanto à diferenciação ou não da cobrança à vista e no cartão de crédito.Determinada a correção da informação nas etiquetas.

18 – Osklen: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja

19 - Casa e Vídeo: Reclamações não remetidas ao Procon no prazo legal.

20 - Abra Casa: Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação. Reclamação não remetida ao Procon no prazo legal.

21 - Ortobom (4° piso): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 15 dias para apresentação.

22 - Ótica Carol: Ausência de preço nos produtos expostos no interior da loja. Tamanho da fonte da parcela maior que a fonte do preço à vista.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil