Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Mutley já descartou 670 kg de alimentos

25.07.2016 - 17:57
20160725_130457edt_1469480266.52.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta segunda-feira (25/07), uma nova etapa da Operação Mutley, desta vez foram fiscalizados cinco restaurantes no Centro do Rio. Três deles foram autuados: Botequim do Professor, Galeto do Bicão e Crack dos Galetos. Desde o dia 15/07, os fiscais do Procon Estadual estão vistoriando estabelecimentos com foco nas Olimpíadas que serão sediadas na cidade à partir do dia 5 de agosto.Até agora houve 48 estabelecimentos autuados no Rio e em Niterói e quatro interdições foram realizadas.

No Botequim do Professor, localizado na Rua Uruguaiana, 200, os fiscais encontraram 1kg de manteiga vencida, a área de estocagem com sujeira e um pote com comida para gato, sugerindo a presença de um felino no estoque. A cozinha estava suja, com piso quebrado e o ralo não era sifonado nem tinha dispositivo para fechamento. Os fiscais determinaram a limpeza imediata das instalações. O estabelecimento não possuía cardápio em braile nem o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

No Galeto Bicão, localizado na Rua Senador Dantas, 84, 655g de camarão estavam sem especificação de validade e 3kg de feijoada estavam vencidos. No interior da câmara os palets eram de madeira e deverão ser trocados para se adequarem à lei. Na copa, havia copos armazenados dentro da pia em contato direto com água e gelo, lixeiras abertas e sem acionamento por pedal, além da bancada de preparação de alimentos estar enferrujada. Na cozinha havia pisos quebrados. O prazo dado pelos fiscais para o conserto foi de 30 dias. Se isso não ocorrer, o local será interditado.

O Crack dos Galetos, na Rua do Rosário, 130, não apresentou os certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e o de dedetização. Devido a ausência de certificado, a caixa d´água deverá ser limpa e a comprovação desta ação deverá ser apresentada ao Procon-RJ em até 24 horas. Foram encontrados no estabelecimento 10kg de linguiça e 3kg e 500g filé mignon vencidos.

Não foram encontradas irregularidades nos restaurantes Zanetti (Rua do Rosário, 142) e Pampa Grill (Av. Almirante Barroso, 90).

Mais de 20 estabelecimentos precisam se regularizar com o Corpo de Bombeiros

Além das autuações e interdições, na Operação Mutley 667kg e 600g de alimentos impróprios ao consumo foram descartados. Foram oficiados 22 estabelecimentos ao Corpo de Bombeiros para que regularizem os certificados e laudos exigidos pela instituição.

As interdições das câmaras frigoríficas ocorreram no Supermarket, localizado na Estrada General Castro Guimarães, 771A, no Largo da Batalha, em Niterói e no supermercado Nossa Rede, localizado na Rua Carlos Palut, 230, na Taquara. Entre os problemas encontrados, estavam avarias, defeitos na vedação, ferrugem e muita, muita sujeira.

O nome da operação é uma referência ao cachorro Mutley, animal de estimação do Dick Vigarista, bandido dos desenhos animados, que é conhecido por sua risada característica e sua obsessão em ganhar medalhas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil