Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco estabelecimentos na Tijuca e em Niterói

26.07.2016 - 17:27
WP_20160726_13_09_32_Pro_LIedt_1469564849.15.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta terça-feira (26/07), uma nova etapa da Operação Mutley, com foco no Jogos Olímpícos, que serão realizados no Rio de Janeiro. Todos os cinco locais fiscalizados foram autuados. Foram dois mercados e um restaurante na região da Tijuca e três supermercados em Niterói.

Cerca de 115 kg de alimentos impróprios ao consumo foram jogados fora.Com a ação de hoje, quase 800kg de produtos já foram descartados na operação. Somente no supermercado Mundial, localizado na Rua Conde de Bonfim, 7,naTijuca, foram encontrados cerca de 80 kg de produtos vencidos entre queijos, frios e embutidos, alguns vencidos há mais de um mês. O restaurante Frango Veloz, na Rua General Roca, 947, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros. O estabelecimento não adota sistema de etiquetagem de alimentos fracionados, como é exigido por lei, e as câmaras estavam comsujeira, ferrugem,piso em cimento e mofo nas paredes. A lixeira da copa não possuía acionamento por pedal e o certificado de potabilidade da água estava vencido. Por causa disso, os fiscais determinaram a limpeza da caixa d’água em 24 horas e a apresentação do laudo de potabilidade da água em 15 dias. Além disso, interditaram a câmara refrigerada.

No Superprix da Praça Edmundo Rego, 06, no Grajaú, 8kg de frango estavam com a embalagem rasgada e havia produtos que foram descongelados e congelados novamente, como linguiça de frango, fígado e filé de peito de frango. O piso da câmara refrigerada estava quebrado e deverá ser consertado em até 15 dias. Os fiscais encontraram etiquetas com preços para pagamento no cartão preferencial com destaque maior que o preço para outro meio de pagamento, contrariando a lei no estado do Rio e induzindo o consumidor em erro.

No mercado Império da Banha, localizado na Rua Mário Viana, 663, Santa Rosa, Niterói,havia cerca de 6kg de produtos vencidos entre iogurtes, almôndegas e linguiça de frango. Cerca de 5kg de carne previamente moída foi encontrada no açougue, contrariando a Lei. Não havia certificado de potabilidade da água no estabelecimento e os fiscais exigiram a limpeza da caixa d’água em 24 horas com apresentação do laudo de potabilidade da água em 15 dias. Os produtos salgados na área de vendas estavam com validade superior a que determina o fabricante. Os fiscais ordenaram a retirada imediata destes produtoes da área de venda para adequação.

Em Itaipu, Niterói, os fiscais encontraram na filial da Rede Economia (Av. Ewerton Xavier, 2338), 12kg e 700g de produtos vencidos entre linguiça, mistura para bolo de tapioca e mistura de pão de queijo. Outros 3kg de frios estavam sem especificação. Prazo de 15 dias para reparos na câmara da padaria e do açougue. O Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon e não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros. Salgados e salsichas encontrados na área de vendas estavam com validade superior a que determina o fabricante e foi ordenada sua retirada imediata para adequação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil