Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta mais de 300 kg de alimentos impróprios em supermercados do Rio

23.08.2016 - 16:39
20160823_105141edt_1471981160.02.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta terça-feira (23/08), uma nova ação da Operação Secos e Molhados em mercados nas zonas Norte e Sul da cidade do Rio.Foram autuadas cinco de seis filiais de supermercados e mais de 300 kg de alimentos que estavam impróprios ao consumo foram descartados.

Somente no Supermercado Campeão da Rua São Clemente, 185, em Botafogo, havia mais de 160kg de produtos com prazo de validade expirado entre carne e ovos brancos. Havia salsicha vendida com prazo de validade superior ao estipulado pelo fornecedor. Os fiscais determinaram o recolhimento imediato das salsichas irregulares para sua adequação.

Já no Supermercado Guanabara da Av. Dom Hélder Câmara, 8403, em Piedade, mais de 100kg de produtos foram descartados. Entre eles havia carne bovina previamente moída sem especificação e dianteiro vencido. Os fiscais identificaram cerca de 200 potes de iogurte fora de refrigeração. O mercado não dispunha de cartaz informando a proibição de venda de bebida alcoólica para menores nem o endereço e telefone do Procon/RJ nos seus cupons fiscais. A quantidade de caixas preferenciais estava em número inferior ao determinado por lei.

Não foram encontradas irregularidades no Supermercado Princesa (Av. Princesa Isabel, 134, Leme).

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Supermercado Campeão (Rua São Clemente, 185 – Botafogo): Produtos com prazo de validade expirado: 159kg de carne ponta de agulha e 9 caixas contendo 10 ovos brancos cada. Salsicha sendo vendida com prazo de validade superior ao estipulado pelo fornecedor. Determinado o recolhimento imediato dos produtos para adequação.

2 – Guanabara (Av. Dom Hélder Câmara, 8403): Havia 976g de carne bovina moída sem especificação; 42kg de dianteiro vencido; 200 caixas de iogurte fora de refrigeração – determinada a refrigeração; 58kg de linguiça suína recongelada – prática proibida pelo fabricante. Ausência do cartaz informando a proibição de venda de bebida alcoólica para menores. Ausência de caixas preferenciais em número determinado em lei. (35 caixas ativos e somente quatro preferenciais). Ausência do endereço e telefone do Procon/RJ no cupom fiscal.

3 - Intercontinental (Rua Cerqueira Daltro, 51- Cascadura): Ausência de cartaz proibindo a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Bacalhau exposto à poeira e à manipulação direta dos consumidores e 12 kg e 100g de linguiça suína recongelada. Ausência de caixas preferenciais em número determinado por lei. (15 ativos e 2 preferenciais). Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 - Rede economia (Rua Álvaro Ramos, 164 – Botafogo): Produtos com prazo de validade expirado: 350g de bacon nobre, 850g de paio, 600g de bisnaguinha; 500g de pão grão sabor canela e passas, 1kg de pão grão sabor tradicional; 4kg e 500g de linguiça calabresa. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado de potabilidade d'água. Prazo de 24horas para limpeza da caixa d'água e apresentação em 15 dias do laudo na sede do Procon, sob pena de interdição. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - Multi Market (Av Edgard Romero, 446): Havia 706g de carne moída bovina sem especificação. Máquina de moer suja por dentro. Determinada limpeza imediata. Ausência do cartaz proibindo a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Mal armazenado em contato direto com embalagens plásticas de outros alimentos (salsichas): 7kg e 150g de carne para strogonoff; 8kg e 80g de bife; 5kg e 960g de músculo. Salgados fritos diversos sem especificação: 4kg e 700g. Ausência do telefone e endereço do Procon no cupom fiscal. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 24 horas para limpeza dos reservatórios e 15 dias para apresentação do certificado. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil