Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação do Procon-RJ com foco nas Olimpíadas descartou cerca de uma tonelada e meia de alimentos

26.08.2016 - 16:08
20160809_113501EDT_1472238326.22.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou entre os dias 15/07 e 19/08 uma operação que teve como objetivo realizar fiscalizações com foco nas Olimpíadas. Os fiscais vitoriaram restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, farmácias, lojas e hotéis do Rio e também de Niterói, além de estabelecimentos comerciais nas áreas em que eram realizadas as competições dos Jogos. A Operação Mutley contou, no total, com 21 etapas e descartou mais de 1 tonelada e 400kg de alimentos e 200 litros de chope impróprios para o consumo.

Foram vistoriados 182 estabelecimentos, sendo que destes, 138 foram autuados por possuir alguma irregularidade. A irregularidade mais comum encontrada foi de produtos fora de validade ou sem especificação de seu prazo de vencimento – foram 84 no total. Também foram feitas cinco interdições em câmaras frigoríficas.

A operação foi batizada de “Mutley” em referência ao cachorro de estimação do Dick Vigarista, vilão dos desenhos animados. O cão é conhecido pela sua obsessão por medalhas e sua risada característica.

Procon inicia Operação com foco nas Paralímpiadas

Para as Paralimpíadas, que se iniciam no dia 07 de setembro, o Procon Estadual já começou outra operação com o objetivo defiscalizar em estabelecimentos comerciais a acessibilidade para portadores de necessidades especiais e se a estrutura está dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também será vistoriado se as normas consumeristas estão sendo obedecidas.

A operação Demolidor iniciou na última quinta-feira (25/08), vistoriando o Shopping Tijuca e o Pão de Açúcar, incluindo os restaurantes localizados na atração. O Shopping e quatro dos seus restaurantes, além de cinco do Pão de Açúcar, foram autuados.

O nome da operação é uma referência ao Demolidor, personagem dos quadrinhos que também protagoniza seu próprio seriado. Apesar de cego, ele é um super herói conhecido como grande lutador de artes marciais e por sua capacidade atlética de nível olímpico.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil