PROCON-RJ participa do II - Fórum de Debates Itaú
11.04.2012 - 17:13
PROCON-RJ participa do II - Fórum de Debates Itaú 11/04/2012 - 17:13
O presidente da Autarquia do PROCON-RJ José Bonifácio Ferreira Novellino e o diretor jurídico do órgão Dr. Carlos Edison Monteiro representaram todos os consumidores do estado do Rio, no II Fórum de Debates promovido pelo Itaú Unibanco, na 3ª feira (10), no hotel JW Marriot.
O evento presidido pelo vice-presidente do banco, o economista Marcos Lisboa e pela diretora jurídica da instituição Dra Claudia Politanski, também reuniu autoridades e entidades que atuam em defesa do consumidor.
Entre eles, a coordenadora do NUDECON Dra. Larissa Davidovich, os representantes do Procon carioca e da cidade de Vitória do Espírito Santo, além de diretores da instituição e do setor de seguros GARANTEC; cartão de créditos e empréstimos.
A coordenação do evento ficou a cargo de Karla Vanessa Rocha dos Santos, Superintendente de Ouvidoria e Relacionamento/Sistema de Defesa do Consumidor - Itaú Unibanco. E, por conta dessa organização várias novidades foram trazidas à mesa de discussões como a "garantia estendida". Segundo a direção da GARANTEC, desde o I Fórum de Debates os organizadores se pautam na transparência e no treinamento do seu pessoal.
O tema da garantia estendida, sem dúvida, é um dos mais discutidos pela imprensa especializada. Inovações Os debatedores do Banco apresentaram várias inovações, principalmente no cartão de crédito com o cartão chip que evita clonagem e, comprovadamente seguro pelo Dr. Marcos Lisboa que afirmou: "esse sistema nunca foi fraudado no mundo inteiro". Mas, mesmo com tantas inovações a representação da Defensoria Pública/ RJ salientou que as faturas ainda confundem muito o consumidor. Citaram o caso do pagamento mínimo parcelado e sugeriram que o ideal é que a taxa de juros viesse no campo de parcelamento e não no final da fatura.
Superendividamento O banco apresentou entre outras novidades a possibilidade de renegociação sem que o consumidor esteja inadimplente e, que isso pode ser feito direto nas agências bancárias.
Surgiu nesse tema a dúvida quanto a cobrança de honorários por parte dos escritórios de cobrança, ou mesmo do Banco, mas ficou garantido pela direção da instituição financeira que não há essa cobrança, exceto em casos judiciais, porque esse ônus não cabe ao consumidor.
Também ficou claro pelo setor jurídico do Banco que o cliente só vai para a área jurídica do banco quando o débito ultrapassa os 180 dias e numa quantia acima de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
Com informações da advogada do PROCON-RJ Maria Raquel Coelho