Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 estabelecimentos da Cobal do Humaitá nesta segunda-feira

05.09.2016 - 17:38
20160905_105132edt_1473107904.73.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta segunda-feira (05/09), nova etapa da Operação Demolidor. A fiscalização ocorreu em estabelecimentos da Cobal do Humaitá.Foram vistoriados 16 estabelecimentos e 13 deles foram autuados.

O Galeto Mania não possuía o Certificado do Corpo de Bombeiros. Seus extintores estavam descarregados e os fiscais determinaram a troca deles, sob pena de o estabelecimento ser interditado. Não havia versão do cardápio em braile, certificado de dedetização, cartaz do Disque 180 (violência contra mulher), nem o cartaz que informa sobre a obrigação do fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor. O Livro de Reclamações do estabelecimento não estava autenticado pelo Procon-RJ, como determina a lei. Na cozinha, a lixeira não possuía acionamento por pedal. Além disso, os azulejos, piso e paredes estavam quebrados, a fiação estava exposta e não havia tela na janela.

No Farinha Pura não havia balança de precisão para utilização dos consumidores nem cartaz informando ser proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Os fiscais encontraram linguiça calabresa e peito de peru com prazo de validade superior ao informado pelo fornecedor. Outros produtos foram encontrados vencidos: 18kg e 500g de linguiça toscana e 600ml de cerveja. Também foram encontrados cerca de 2kg de carnes em contato direto com outros produtos embalados.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos da Cobal do Humaitá: Joaquina; Harad e Vivant.

A operação Demolidor, além de verificar se as normas consumeristas estão sendo obedecidas, tem com o objetivo fiscalizar, em estabelecimentos comerciais, a acessibilidade para portadores de necessidades especiais e verificar se estão dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O nome da operação é uma referência ao Demolidor, personagem dos quadrinhos que também protagoniza seu próprio seriado. Apesar de cego, ele é um super herói conhecido como grande lutador de artes marciais e por sua capacidade atlética de nível olímpico.

Balanço da Operação Demolidor

1 - Candy Delicatessen (Cobal Humaitá): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 - Espírito do Vinho (Cobal Humaitá): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 - Antiga Empório (Cobal Humaitá): Ausência de preço nos produtos expostos à venda (cervejas). Sem especificação de validade: 300g de filé de frango; 200g de camarão; 350g de linguiça fina. Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor.

4 - Torta Cia (Cobal Humaitá): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência cartaz informando fornecimento de água gratuita ao consumidor. Produtos vencidos: 24 pacotes (100g cada) coco fresco congelado.

5 - Farinha Pura (Cobal Humaitá): Ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Ausência de cartaz informando ser proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Produtos com prazo de validade superior ao informado pelo fornecedor, tais como linguiça calabresa, peito de peru. Produtos vencidos: 18kg e 500g de linguiça toscana; 600ml de cerveja Sul Americana. Carnes em contato direto com outros produtos embalados: 1kg e 212g de músculo; 1kg e 270g de contra-filé.

6 - Yogoberry (Cobal Humaitá): Ausência Certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Browneria (Cobal Humaitá): Ausência de preço visível nos produtos. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor.

8 – Raro (Cobal Humaitá): Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor. Livro de reclamações não autenticado pelo Procon.

9 - Espírito do Chopp (Cobal Humaitá): Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cardápio em braile. Produtos vencidos: 800g de queijo parmesão. Piso com rachaduras e parede sem azulejo na área do bar. Prazo de 30 dias para conserto. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

10 – Spaghetteria (Cobal Humaitá): Ausência de cartaz que disponibiliza água potável filtrada aos consumidores. Ausência cardápio em braile.

11 - Pizza Park (Cobal Humaitá): Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor. Ausência cardápio em braile.

12 – Galeto Mania (Cobal Humaitá): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor. Livro de reclamações não autenticado pelo Procon. Ausência certificado de dedetização. Ausência de cardápio em braile. Problemas na cozinha: lixeira sem acionamento pedal, azulejos quebrados piso e paredes, fiação exposta, janela sem tela. Extintores descarregados. Determinada a troca imediata sob pena de interdição.

13 - Manekineko (Cobal Humaitá):Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz informando o fornecimento de água filtrada gratuita ao consumidor. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência do cardápio em braile.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil