Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita bar em Copacabana e curso de idiomas no Shopping Jardim Guadalupe

08.09.2016 - 17:18
michele_19edt_1473365890.83.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta quinta-feira (08/09), uma nova etapa da Operação Imperatriz da América. Foram fiscalizadas mais 31 estabelecimentos do Shopping Jardim Guadalupe.Ao todo, 11 foram autuados e uma destas, a filial do curso de idiomas Wizard, foi interditada. Em outra fiscalização atendendo a uma denúncia, o Boteco Cevada, em Copacabana, foi interditado.

A Wizard do Shopping Jardim Guadalupe não possuía alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros, Livro de Reclamações e cartaz do Disque 151 (para denúnicas ao Procon-RJ). Além dessas irregularidades, o estabelecimento não emitia nota fiscal.

Na cozinha do Boteco Cevada, localizado na Praça Serzedelo Correia, 27, Copacabana, os fiscais encontraram cerca de 23 kg de alimentos sem especificação do prazo de validade. Entre estes produtos havia frutos do mar e carnes em contato direto com outros produtos. Entre esses alimentos havia 11kg de margarina que estavam no chão, próxima a um ralo aberto. Dentro da câmara frigorífica havia 1kg e 190g de recheio de frango e 500g de empada de frango sem especificações de produção e vencimento. A cozinha estava em péssimas condições de higiene, exalando um odor fétido proveniente de ralo aberto, facilitando a passagem de vetores. Havia baratas, panos de chão sobre bancadas e exaustores, acúmulo de gordura, pisos com fissuras e muita sujeira. Até os uniformes dos funcionários da cozinha estavam muito sujos. O estoque, além de desorganizado, estava sujo e com fissuras no piso.

No mesmo local, havia 428g de queijo branco vencido.O bar não apresentou Certificado do Corpo de Bombeiros, não possuía manual de boas práticas, e não havia informações de determinados produtos no cardápio.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes lojas do Shopping Jardim Guadalupe: Físico Forma; Meiry; Vezzo; Via Torino; Óticas Carol; RI Happy; Centauro; Havaianas; Carinha de anjo; Mercatto; Shooping dos Doces; South; Aquamar; Hering; Zinzane; Casa Vídeo; Lojas Americanas; CVC; Claro; La Partier.

Nesta terça-feira (06/09), na primeira ação da Operação Imperatriz da América, três lojas do Shopping Jardim Guadalupe foram interditadas por não emitirem cupom fiscal que comprovasse a realização da compra. Com a ação de hoje, o Procon somou 42 autuações - e dentre elas, quatro interdições - no mesmo Shopping.

Balanço da Operação Imperatriz da América

1 - Zeal: Ausência de preços no interior da loja. Ausência do cartaz do Disque 151.

2 – Nextel: Havia dois registros no Livro de Reclamações não enviadas no prazo legal. Tamanho da fonte para a divulgação do valor da parcela superior a fonte para a divulgação do preço à vista.

3 - Renner: Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de reclamações não registrado no Procon. Ausência do Alvará Municipal.

4 - O Boticário: Ausência do cartaz do Disque 151.

5 – SKA: Ausência do CDC para consulta. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Disque 151.

6 – Enzo Toscani: Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e no interior da loja

7 - Kasa Mix: Ausência do Livro de Reclamações. Tamanho da fonte para a divulgação do valor da parcela superior a fonte para a divulgação do preço à vista.

8 – Colombo: Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja. Tamanho da fonte para a divulgação do valor da parcela superior a fonte para a divulgação do preço à vista.

9 - Marluna: Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços no interior da loja. Ausência do Livro de Reclamações.

10 - Mr Cat: Ausência de preços visíveis no interior da loja. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – Wizard: Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Certificado do Corpo de Bombeiros. O estabelecimento não emite nota fiscal. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Estabelecimento interditado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil