Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR

15.03.2012 - 18:18

Dia 15 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o PROCON/RJ e o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, assinaram o termo de cooperação técnica para o atendimento integrado entre os dois órgãos.

O evento aconteceu durante todo o dia no auditório da Defensoria Pública, no Centro, durante o Iº Encontro do Projeto Rede Integrada de Defesa do Consumidor. O presidente da Autarquia do PROCON/RJ José Bonifácio F. Novellino considerou o encontro um marco nas relações entre as instituições financeiras, o comércio, as prestadoras de serviços e o consumidor.

Na mesa do cerimonial ao lado do Mestre em Direito do Consumidor da Escola de Direito da FGV Ricardo Morishita e da Coordenadora do NUDECON Dra. Larissa Davidovich, ele apresentou o Coordenador Geral do SINDEC Manoel Fernando Marques da Silva, e ainda enfatizou. - O SINDEC é um instrumento fundamental para a união de todos os PROCONs do Brasil em torno de uma só causa: a defesa do consumidor de maneira clara e transparente.

Este sistema único que possibilita todas as consultas, permite balizar e tomar decisões que sejam do interesse de todas partes envolvidas. Hoje, através desse instrumento o consumidor também pode fazer suas compras em instituições sérias e comprometidas com seus clientes, concluiu Bonifácio.

Na abertura dos trabalhos a coordenadora do NUDECON, Dra. Larissa Davidovich fez um breve reconhecimento do trabalho do presidente da Autarquia José Bonifácio Ferreira Novellino à frente do PROCON/RJ. - Sem essa parceria entre a Defensoria Pública do Estado e o PROCON-RJ este encontro não seria possível, para a celebração deste convênio tão importante para a população do Rio de Janeiro.

 

Superendividamento: um problema mundial !

O primeiro painel de debates trouxe o tema, "Novos Paradigmas do Crédito: os desafios do Superendividamento". Uma das questões mais discutidas e preocupantes para todos os envolvidos na práticva do consumo.

O diretor Jurídico do PROCON/ RJ Dr. Carlos Edison Monteiro ressaltou que, o endividamento dos consumidores é uma das grandes preocupações dos órgãos de defesa, - É muito importante buscarmos sempre um diálogo entre as partes, para evitar que esse superendividamento que destrói orçamentos familiares, leve as empresas a tomarem atitudes extremas que dificultam as mediações.

Durante todo o dia foram debatidos temas que trataram de soluções rápidas para as queixas dos consumidores, via extrajudicial, além da tutela coletiva dos direitos. Os representantes de instituições financeiras que estavam presentes também ajudaram a desenvolver as discussões e ouviram atentamente, todas as propostas para solucionar os principais embates com seus clientes durante as mediações de conflitos.

Entre essas instituições estavam o Banco Bradesco representado por Júlio Alves, Robson Santos Campos do grupo Itaú, Miguel Lopes do Banco Santander, Salete Doniani dp Banco Citibanck, Sérgio Amilo do Banco do Brasil e o diretor de autorregulação da FEBRAN Evandro Zuliani.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil